A dona de casa Silma Oliveira não perdeu tempo e votou logo cedo em Penedo
O eleitor que vota em Penedo decidiu comparecer cedo às 13 seções eleitorais que funcionam no município. A aglomeração em frente ao portão de acesso à Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto – o local com maior número de urnas na cidade – estava semelhante à do primeiro turno das eleições, assim como em outras escolas que reúnem seções eleitorais. Apesar disso, a circulação de pessoas na manhã deste domingo, 31, é menor do que a verificada em 03 de outubro e deve cair durante a tarde.
Entre os que não deixaram o exercício de cidadania para mais tarde estava a dona de casa Silma Oliveira Silva, 57 anos. “Eu tenho meus afazeres domésticos e faço doces para vender, então eu preciso voltar logo para casa”, explicou a eleitora, uma das primeiras a deixar o Comendador José Peixoto. Residente à rua da Bananeira, situada próximo à rodoviária de Penedo, Silma Oliveira chegou ao local de votação em um ônibus que faz a linha regular entre o centro e a parte alta da cidade.
O transporte coletivo para eleitores em veículos locados à justiça eleitoral também está disponível, 41 ônibus, mesmo número alugado para o primeiro turno, segundo o juiz eleitoral de Penedo Luciano Galvão. Sobre a abstenção de eleitores, a queda já era esperada. De acordo com o magistrado, 23% dos 39.438 eleitores aptos a votar em Penedo deixaram de comparecer às urnas no primeiro turno dessas eleições.
O percentual de ausentes deve aumentar, conforme avaliação do magistrado por conta do feriado prolongado e ainda pela definição dos candidatos a deputado. Para o eleitor, a justificativa pode ser feita em até 60 dias.
