Os candidatos à presidência da OAB Alagoas, que integram a Chapa 1 – Avança OAB, Fernanda Marinela e Ednaldo Maiorano, reagiram às acusações de que seriam autores de uma pergunta que incomodou o candidato Fernando Falcão durante uma entrevista de rádio ocorrida na noite desta segunda-feira (26).
Marinela e Maiorano, que desde o início dessa caminhada têm promovido uma campanha voltada para o debate propositivo e sem agressões, foram surpreendidos com as acusações. Segundo Marinela, que também já foi vítima de tentativas de sabotagem durante uma entrevista, apesar de o processo eleitoral pressupor discordâncias, nada pode nos tirar a serenidade e o respeito ao próximo.
“Essas pessoas poderiam dedicar o tempo delas de forma positiva, construindo algo em prol da coletividade, e não apenas desconstruindo e agredindo, o que revela uma lamentável pobreza de espírito”, disse a candidata.
Ela disse ainda que prefere relevar as injustas acusações feitas por Fernando Falcão de que na chapa tenha promovido qualquer agressão ao candidato. “Desde o início dessa caminhada, pratico e defendo uma eleição limpa e transparente. Quem me conhece sabe que o meu compromisso com a ética é de longa data, e nada me faria abandonar meus princípios e ideais”, finalizou.
Já o vice, Ednaldo Maiorano garantiu não compactuar desse tipo de comportamento. “O legado que pretendo transmitir nessa vida, jamais me fará por objetivo nenhum de minha existência a destoar dos sólidos ensinamentos que tive. Não o fiz, não o farei, não pedirei, não ‘mandarei’, nenhuma condução nesse sentido, desvirtuado dos valores que carrego na minha vida”, colocou.
Leia abaixo o posicionamento da advogada Fernanda Marinela e em seguida o de Ednaldo Maiorano publicado em seu Facebook:
Estava gravando aula e quando saí me deparei com várias mensagens no meu celular sobre uma postagem do Dr. Fernando Falcão.
Acredito que apesar do processo eleitoral pressupor discordâncias, nada pode nos tirar a serenidade e o respeito ao próximo. Há poucos dias, nesta mesma rádio, passei por momentos desagradáveis ao conceder uma entrevista, com tentativas de sabotagem daquele que deveria ser um momento de diálogo positivo. Não bastasse isso, já tive o desprazer nesta campanha de assistir a vídeos criminosos e apócrifos com o vil objetivo de difamar a mim e a meus companheiros de chapa.
Essas pessoas poderiam dedicar o tempo delas de forma positiva, construindo algo em prol da coletividade, e não apenas desconstruindo e agredindo, o que revela uma lamentável pobreza de espírito.
E é justamente por também já ter sido vítima de perguntas mal intencionadas e ataques covardes nesta campanha, que só empobrecem um processo que deveria ser rico em conteúdo e proposta, que, embora não tenha escutado a entrevista do Dr. Falcão, solidarizo-me antecipadamente com ele e com qualquer profissional ou candidato que passe pela mesma situação que eu venho passando.
Prefiro relevar, por hora, as absolutamente injustas acusações feitas pelo Dr. Falcão de que nossa chapa tenha promovido qualquer agressão a ele. Desde o início dessa caminhada, pratico e defendo uma eleição limpa e transparente. Quem me conhece sabe que o meu compromisso com a ética é de longa data, e nada me faria abandonar meus princípios e ideais.
Em breve, na próxima sexta, participaremos de um debate na mesma rádio e fica aqui meu convite aos colegas Fernando Falcão e Roberto Mendes para concentrarmos forças em busca de um debate pautado por ideias, diálogos propositivos e que busquem o engrandecimento da Ordem e da Advocacia. Respeito é indispensável para construirmos uma OAB cada fez mais forte!
Fernanda Marinela
Igualmente, vi meu nome citado, pelo Dr. Fernando Falcão, como supostamente associado à uma injúria ao seu respeitoso, respeitado e amado pai.
Gostaria de dizer que, sinto-me na obrigação de dizer que, minha trajetória de vida, repele qualquer tipo de comportamento pessoal que direcione ao desrespeito, à imoralidade, à falta de ética, ao ser humano.
Quero somente citar que, embora meu saudoso pai( que não encontra-se mais, nesse mundo terreno), nunca tenha sido político, conhecia muito o Sr. Djalma Marinho Muniz Falcão, ocupante de vários cargos Públicos, inclusive de Prefeito de Maceió. Lembro-me, dele e de muitos outros, quando de minha saudosa infância, nas visitas que fazia ao Comércio do meu pai, situado no Parque Rio Branco, perto do Mercado do Artesanato. Meu pai Conhecia também, o tio do advogado e candidato pela Chapa 2, o Dr Muniz Falcão.
Meu pai, era pessoa extremamente querida,respeitada entre os comerciantes e os populares, uma liderança sempre visitada pelos políticos da época, inclusive, pelo “DR DJALMA”, como lembro, que meu pai, o tratava.
Conheço, igualmente, o Dr Fernando Falcão Falcão, da advocacia e do magistério (fomos nesse passo, contemporâneos de magistério na FACIMA), e sempre o admirei e respeitei, por sua postura ética e discreta. O Camarada Luciano Almeida, conheço de mais tempo, desde os idos do Colégio Marista, perpassando pela UFAL, e da militância da advocacia, onde até desenvolvemos uma parceria profissional, pontual.
Independente, desses laços de conhecimento entre meu pai, e o respeitoso pai do Dr. Fernando Falcão, fiquem certos que, o legado que pretendo transmitir nessa vida, principalmente ao meu filho, Kalil, JAMAIS me fará, por objetivo nenhum de minha EXISTÊNCIA, a destoar dos sólidos ensinamentos que tive, de quem, me deu a possibilidade de estar nesse mundo. QUEM ME CONHECE,SABE DISSO.!
Tenho dito, e direi, em qualquer lugar que me caiba: “TENHO BERÇO”.!.. Orgulho-me infinitamente, do que construir na VIDA, como ser humano, como “gente”. Nenhum objetivo que traço, se fará com maledicências, com rancor, com desrespeito, com falta de ÉTICA ou indignidade.
Solidarizo-me com Dr. Fernando Falcão, ou com qualquer advogado, cidadão, ser humano, que nessa ou em qualquer trajetória, tenha sido vítima de escárnio, desrespeito , imoralidade , mentiras , intolerância, ou qualquer outro sentimento diminuto e desumano. Não compactuo, não aprovo, e não me afeiçoa esse tipo de comportamento. Sendo assim, não o fiz, não o farei, não pedirei, não “mandarei”, nenhuma condução nesse sentido, desvirtuado dos valores que carrego na minha VIDA.
A VIDA, se bem vivida, não suporta essas insanidades.. !
Ednaldo Maiorano
