
Candidato do PRTB, o professor e consultor Jeferson Piones foi entrevistado nesta segunda-feira, 19
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) reiniciou nesta segunda-feira, 19, a série de entrevistas com os candidatos ao governo do Estado. O primeiro dessa nova série foi Jeferson Piones (PRTB), que afirmou ter diretrizes na questão da ação social, no combate à pobreza e projetos para atender, principalmente, a criança e o adolescente carentes, as mulheres em amamentação e as grávidas, com prioridade para a educação.
Piones explicou que o plano de governo foi trabalhado com todos os parceiros do partido. Ele ressaltou que a concepção do PRTB é a de que não se faz um governo só, mas de forma participativa, envolvendo pessoas capazes, técnicos, estudiosos, pesquisadores com liberdade de ação.
Isenção de ICMS para micro e pequenas empresas
Entre as propostas apresentadas pelo candidato está a isenção de ICMS para micro e pequenas empresas. Segundo ele, Alagoas é capaz de se sustentar com políticas públicas adequadas. “Há a necessidade, pela minha própria formação, de uma participação integrada do empresariado, juntamente com o governo, para buscar quais são os meios legais para esse tipo de isenção”, comentou.
O candidato também tratou da questão da segurança pública. Para ele, existem pessoas capazes nas polícias Civil e Militar. “Podemos montar os programas relacionados, dando toda condição, capacitando sempre o policial, garantindo uma cientificidade na polícia. Podemos também colocar patrulhas comunitárias nas escolas”, sugeriu.
Para Piones, é necessário conservar a dignidade penitenciária e até construir uma nova penitenciária. “As pessoas que sabem trabalhar e resolver o problema do crime organizado tem que ser de Alagoas e não de fora do Estado”, disse. Outro tema da entrevista foi o quesito educação. “A educação é guia, seria ou será o carro chefe do nosso trabalho”, resumiu Piones.
Escola moderna, com atividades pedagógicas complementares
Em relação ao Ensino Fundamental, o projeto é desenvolver uma escola moderna, com atividades pedagógicas complementares, que já existem, e ampliar, “para que os alunos do Ensino Fundamental e Médio não cheguem analfabetos às universidades”. Piones afirmou que dará continuidade à distribuição de livros didáticos, à conservação e ampliação das escolas.
Em relação à saúde, Piones considerou que as greves dos médicos e de outros profissionais da área aconteceram devido à forma como os servidores são tratados pelo Estado. “Em uma aula, um dos meus alunos me mostrou as projeções, o grande volume de recursos enviados para os municípios, para Maceió. O que é que está havendo? Má gestão desses recursos”, afirmou o candidato que é professor universitário, consultor e instrutor nas áreas de planejamento, gestão empresarial, estratégia organizacional, motivação, empreendedorismo, associativismo e cooperativismo.
Sergipe como exemplo na área de Saúde
O candidato do PRTB usou como exemplo o estado de Sergipe no qual foram colocados hospitais estratégicos e, com isso, se retirou o grande número de pessoas que se deslocavam para Aracaju em busca de consultas ou para receber atendimentos em geral. Já sobre a dívida pública, Piones classificou como “um câncer que a cada dia não deixa que seus gestores e seus futuros gestores possam resolver todos esses problemas em relação aos que já foram tratados aqui”.
Outro tema explorado pelo candidato foi turismo. Nesse aspecto, Piones afirmou que pela proximidade da Copa do Mundo, em 2014, seria interessante focar no litoral e melhorar o atendimento às pessoas. “Poderíamos fazer um trabalho vinculado a todos esses países que se deslocarão para cá”, observou.
Teotônio Viela será o próximo entrevistado
Amanhã (20), a série de entrevista continua com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), candidato à reeleição. Em seguida, no dia 21, será a vez do senador Fernando Collor de Mello (PTB). No dia 22, o microempresário Tony Clóves (PCB) e, fechando a semana, no dia 23, o ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT).
A série continua no dia 26, com o candidato Mário Agra (PSOL), que vai encerrar o evento. A entrada para participar das entrevistas é franca e aberta ao público em geral, especialmente aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.