Alunos, pais de alunos, professores e funcionários de 78 escolas de seis Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) das regiões de Maceió, Rio Largo e São Miguel dos Campos participam, nesta terça-feira (10), das 8h às 20h, das eleições para conselheiros escolares da rede pública estadual.
Ao todo, 1248 candidatos disputam os votos dos quatro segmentos da comunidade escolar – professor, funcionário, pai e aluno. Para recolher os votos dos eleitores, 1014 pessoas estarão envolvidas no processo eleitoral trabalhando como mesários ou fiscais do pleito.
De acordo com Arthur Ferreira, diretor de Desenvolvimento de Gestão das Unidades Escolares da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), já está tudo pronto para a votação. “Apenas algumas escolas ficarão de fora porque os conselheiros concluirão seus mandatos nos próximos meses”, afirmou.
Maceió e Rio Largo – Na 1ª CRE, com sede em Maceió, 11 escolas participarão do pleito. Na 2ª CRE, com sede em São Miguel dos Campos, 9 escolas escolherão seus conselheiros escolares. Na 13ª e na 14ª CRE, também com sede na capital, 32 escolas – 16 ligadas a cada coordenaria – participam das eleições.
Na 15ª CRE, por exemplo, das onze escolas localizadas no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), cinco promovem eleições. As outras seis escolherão seus conselheiros escolares em outro momento. No Cepa, haverá eleição nas seguintes escolas: Moreira e Silva, Afrânio Lages, Professora Laura Dantas, Teotônio Vilela e Maria Rosália Ambrozzio.
Na região de Rio Largo, onde se localiza a sede da 12ª CRE, em todas as 21 escolas elegem seus conselheiros, incluindo as quatro escolas indígenas, que escolherão seus representantes no conselho escolar por aclamação.
De acordo com a coordenadora da 12ª CRE, Severina Silva Simões, a expectativa é grande. “Esperamos que a comunidade compareça às urnas e escolha seus representantes, fortalecendo a gestão democrática”, afirmou a professora.
Segundo ela, um dos maiores colégios eleitorais da 12ª CRE, que conta com escolas em nove cidades da grande Maceió e da Zona da Mata, é a Escola Estadual Santos Dumont, próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, com mais de mil alunos.
