×

Alagoas

Elaboração do PPA 2016-2019 é iniciada na região Norte de Alagoas

Reforçando os pilares da democracia, o processo dinâmico de construção do Plano Plurianual (PPA) Participativo foi iniciado, nesta terça-feira, 28, na região Norte de Alagoas. Principal instrumento condutor do planejamento da administração pública, o PPA apresenta objetivos, programas e metas de governo para o período de gestão de quatro anos, com a interação ativa de representantes da população, que resultam em bens e serviços prestados ao Estado.

Thiago Ávila, superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, ressaltou a importância da parceria entre o governo e a sociedade, como base da construção do PPA. “Aqui, as necessidades da população são alinhadas com as diretrizes governamentais, e o produto desses debates, reflexões e definições servirão para orientar o processo de escolha dos programas e ações governamentais para o quadriênio 2015-2019”, explicou Ávila.

Segundo o superintendente, planejar é o melhor caminho para alcançar mudanças. “Com um bom planejamento, saberemos pôr em prática ações que precisam ser feitas para mudar a realidade local, seja para a Saúde, Educação, Segurança ou Infraestrutura. É com um bom planejamento governamental que o Estado consegue atingir seus objetivos”, salienta Thiago Ávila, ao afirmar que o documento elaborado junto à sociedade orientará os passos do Governo Renan Filho.

Na oficina, foram ouvidas, debatidas, alinhadas e registradas as sugestões dos cidadãos presentes. A realidade da região e os maiores desafios enfrentados por seus moradores foram abordados pelas associações, secretarias e grupos presentes, que representaram as cidades de Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Garantia dos Direitos, Saúde, Educação, Habitação, Gestão Pública, Segurança e Transporte foram alguns dos temas lembrados no encontro. Severino Santos, morador de assentamento, alertou sobre os prejuízos que passa quando chove na região. “Ficamos isolados, e enfrentamos muitas dificuldades. Peço que realizem melhorias para sairmos da situação que nos encontramos hoje”, disse ele.

Representando a Secretaria de Planejamento de Maragogi, Aliete Estanislau falou que é essencial tirar o PPA do papel e comemorou a ação da Seplag, junto ao Governo. “É louvável que o Estado tenha chegado até nós para providenciar mudanças e estarem preocupados com o planejamento, porque achamos que esta é a base principal para o sucesso. Planejar é tão importante quanto executar as propostas e ações. Além disso, devemos dar as mãos, pois sozinhos não teremos êxito. O governo do Estado chegou mais perto da gente, para nos dar o apoio que precisamos, e é gratificante estarmos hoje aqui”, enfatizou a servidora pública.

A reunião entre Governo e sociedade ocorreu na sede da Cooperativa de Pequenos Agricultores Organizados de Maragogi, (Coopeagro), durante toda a manhã e tarde. No decorrer da semana, a oficina terá continuidade nas demais regiões do Estado.

O mapa de Alagoas, dividido em nove regiões estratégicas de planejamento, está disponível no link: http://informacao.seplande.al.gov.br/alagoasmapas/20130327/regioes-metropolitanas

Acesse e conheça dados Econômicos, Sociais e Ambientais do Estado de Alagoas, além de acompanhar os locais de realização das Oficinas Regionais do PPA 2016-2019.