Até o próximo dia 30 de maio, a equipe ambiental do Estaleiro Eisa Alagoas S/A em conjunto com a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e o município de Coruripe, vai entregar no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) as respostas ao parecer técnico emitido pelo órgão no último dia 06 de março.
No documento, além de constar um parecer técnico favorável à nova alternativa locacional do Estaleiro EISA, previsto para ser instalado na comunidade de Miaí de Cima, em Coruripe, o Instituto anexou algumas ressalvas quanto aos Estudos Complementares do empreendimento, realizados pela Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental.
“Técnicos da Seplande estão se reunindo constantemente com os outros órgãos interessados para a elaboração de um arquivo onde serão apresentadas considerações, informações e respostas às ponderações encontradas no parecer do Ibama. Acreditamos que até o final de maio o governador Teotonio Vilela Filho poderá entregar ao Instituto esse documento, que é o que falta para as fases de obtenção da licença prévia e a de instalação”, explicou o secretário Luiz Otavio Gomes.
As informações serão divididas em dois capítulos distintos, um respondendo as demandas requeridas para as fases de obtenção da Licença Prévia (LP) e outro para a Licença de Instalação (LI). Com relação a LP, por exemplo, pode-se conferir indagações a respeito da caracterização da paisagem, do empreendimento e das estruturas e instalações.
“A Coordenação de Portos, Aeroportos e Hidrovias (COPAH) do Ibama é a responsável pelo parecer e ela solicitou explicações relativamente simples, como por exemplo um esclarecimento sobre a demanda de água do empreendimento para as fases de instalação e operação. Dessa forma, acreditamos que por existir uma cooperação entre todas as partes interessadas não encontraremos dificuldades e cumpriremos com o prazo dado”, afirmou o engenheiro e diretor técnico do EISA, Max Welber.
