O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta quinta-feira, 26, os certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes que a gestão municipal ofertou nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Ao todo, 110 pessoas participaram dos cursos de assistente administrativo, porteiro e vigilante, agente de limpeza e conservação, básico de escova e preparo de doces e salgados.
A iniciativa foi realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria da Assistência Social, a Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As áreas de formação foram definidas a partir das demandas apresentadas pelas próprias comunidades.
“O dia começou muito especial, pois me enche de muita alegria fazer a entrega dos certificados de conclusão de cursos profissionalizantes que a nossa gestão ofereceu nos CRAS. Sei o quanto é importante para as pessoas, neste momento de desemprego tão alarmante no país, a realização destes cursos profissionalizantes. A Prefeitura dá assim as condições para que estes profissionais estejam mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou o prefeito.
Em seu discurso, Edvaldo ressaltou que “um novo caminho se abre” para os concludentes com esta profissionalização. Prova disso, reforçou, foi o depoimento da jovem Yasmin Bezerra, que participou do curso de porteiro e vigia.
“Fiquei muito emocionado com o depoimento da jovem Yasmin. Ela e sua turma foram além: criaram um projeto de empresa de consultoria para condomínios, após perceberem durante o curso que há uma necessidade de atualização de porteiros e vigilantes de condomínios. Foi uma excelente ideia, que mostra o potencial de cada um dos 110 participantes destas capacitações”, destacou.
No evento, o prefeito anunciou ainda que os formados no curso de Porteiro e Vigilante já serão encaminhados à Fundat para participar de uma primeira seleção, para trabalhar num condomínio localizado em Aracaju, que está ofertando seis vagas de emprego.
