Quando o assunto é o mercado editorial no Estado, a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) é rapidamente citada. Com mais de 400 títulos publicados nos últimos sete anos, ela é considerada a editora alagoana que possui a melhor distribuição de títulos, garantindo maior visibilidade aos escritores.
Existente há 27 anos e voltada principalmente para os escritores ligados, de alguma forma, aos assuntos de interesse do meio universitário, a Edufal vem apresentando um grande crescimento nos últimos anos. Em seus primeiros 20 anos, foram publicados 239 títulos, enquanto nos últimos sete foram mais de 400.
“Há um incremento considerável em produção editorial”, afirma a diretora da Edufal, Sheila Maluf.
Considerado um dos maiores problemas enfrentados pelos escritores alagoanos, a distribuição dos títulos na Edufal não é motivo de preocupação, tendo em vista que os livros publicados pela Editora da Ufal podem ser encontrados nas maiores livrarias do país. Segundo Sheila Maluf, a distribuição das obras teve um incremento de 300% nos últimos anos.
“A Edufal hoje possui uma distribuição nacional. Nós distribuímos não só para Alagoas, mas para o Brasil inteiro. Estamos nos sites das melhores livrarias, como a Cultura, a Saraiva e a Fenac”, destaca.
É graças ao trabalho voltado para uma maior e melhor distribuição, que as obras dos alagoanos têm chegado às mãos de leitores de todas as partes do país, fazendo com que a Edufal alcance a marca de 13 mil títulos comercializados, em média, anualmente.
“A melhoria da distribuição é uma coisa muito cobrada das editoras universitárias. E nós trabalhamos para buscar parcerias, até porque temos uma boa produção, tendo em vista que temos um quadro interno de intelectuais muito bom, que são os professores, os pesquisadores acadêmicos”, conta Sheila, que aponta a necessidade de mais livrarias não só em Alagoas, mas em todo o país.
Segundo ela, existe no Brasil uma livraria para cada 64 mil habitantes, enquanto o ideal, de acordo com o que recomenda a Unesco, é que exista uma livraria para cada 10 mil habitantes.
Bienal
Além de publicar os títulos e de garantir a melhor distribuição aos escritores alagoanos, a Edufal também organiza a Bienal do Livro, evento que garante uma aproximação entre o leitor, os escritores e suas obras. Este ano, a Bienal vai acontecer de 21 a 30 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Em sua V edição, o evento promete trazer muitas novidades que vão chamar a atenção dos leitores, sejam eles crianças, adultos ou idosos.
A expectativa para este ano é de que cerca de 200 mil pessoas passem pelo Centro de Convenções durante os dias do evento. Em 2009, esse quantitativo foi de 158 mil pessoas, dentre as quais somente 60 mil foram de visitas agendadas para estudantes.
Para a bienal deste ano em Alagoas, Sheila destaca a existência do Espaço Gourmet, onde serão realizadas palestras de grandes chefs de cozinha, que farão links com livros de culinária. Além disso, durante o evento, serão lançados 50 títulos, uma homenagem ao meio século de existência da Universidade Federal de Alagoas.