×

Sergipe

Educandos da Orquestra Jovem participam do primeiro ensaio de violinos

Ação é uma iniciativa do Governo através das secretarias de Estado da Cultura

Com violinos e arcos a postos, brilho nos olhos e muita vontade de aprender, os alunos de violino da Orquestra Jovem de Sergipe se reuniram na tarde da última sexta-feira, 30, para o primeiro ensaio de violinos do projeto. Foi um momento de grande expectativa e ansiedade para todos eles, mas também de novos aprendizados e sensações, em especial aquela que muitos ainda não tinham sentido: a de tocar em uma orquestra.

E essa foi exatamente a principal proposta do ensaio de violinos, segundo o coordenador da Orquestra Jovem, Márcio Rodrigues, que ministrou o ensaio. Ele explica que o objetivo de reunir todos os alunos do mesmo instrumento é iniciar o aprendizado acerca de como tocar em uma orquestra. “Eles estão acostumados a tocar individualmente na sala de aula, então reuni-los para tocar todos juntos ajuda a desenvolver a percepção de como acompanhar um ao outro. Além disso, esse momento é importante para saber como eles estão evoluindo no instrumento”.

É certo que a novidade também trouxe algumas dificuldades. No começo do ensaio alguns não sabiam se prestavam atenção no maestro, se olhavam a partitura ou se permaneciam concentrados no instrumento. Uma situação normal para quem passa a lidar com novos elementos, mas que a aluna Evellin Monique, de 11 anos, soube lidar muito bem. “Fiquei muito nervosa no começo porque tinha que prestar atenção no professor Márcio e na partitura ao mesmo tempo, mas depois a gente vai se acostumando. Foi muito bom esse ensaio e eu já imagino quando a gente tiver que ensaiar com os outros instrumentos. Vai ser mais difícil ainda, mas vai ter mais emoção também”.

O momento também foi de relembrar aprendizados das aulas teóricas e individuais e de adquirir novos conhecimentos. E a trilha sonora desse encontro especial foi Brilha Brilha Estrelinha, música já conhecida por todos os alunos e ensaiada pela primeira vez em grupo. Para Lucas Adriel, de 12 anos, a música que ele já sabia tocar ficou ainda mais bonita tocada por todos os colegas juntos. “É mais fácil tocar sozinho, mas fica mais bonito quanto todos os violinos tocam ao mesmo tempo. Agora é só a gente se aperfeiçoar nas aulas pra tocar melhor ainda no próximo ensaio”.

Quem ficou orgulhosa ao assistir esse momento especial foi Eliane da Silva Santos, mãe de Luciano Lucas Santos Silva, de 9 anos. “Achei maravilhoso. Tem tão pouco tempo e eles já estão acompanhando direitinho e ainda vão melhorar muito. Uma oportunidade como essa a gente não pode deixar que nossos filhos percam, por isso eu e meu marido incentivamos muito o nosso filho”. O incentivo dos pais tem sido fundamental para Luciano Lucas, que está tendo a chance de aprender música desde cedo e garante não parar mais de tocar. “Eu gosto muito de tocar violino por isso não vou parar mais nunca”. Agora, o que a mãe Eliane e o pai Luciano esperaram para a vida do pequeno é que ela brilhe como a música que ele mais gosta de tocar: ‘Brilha Brilha Estrelinha’.

A Orquestra Jovem

A Orquestra Jovem de Sergipe é uma iniciativa do Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e do Instituto Banese, viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. O projeto conta com o patrocínio das empresas Sergas, Energisa e Almaviva.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a crianças e adolescentes de nove a 17 anos o contato com a música clássica e de coral para que elas possam se tornar uma porta de entrada para a profissionalização. Atualmente são atendidos 100 meninos e meninas de famílias com renda per capita mensal de até R$ 70. Cada um dos alunos recebe o auxílio mensal de R$ 100 como estímulo à permanência no projeto.

As aulas acontecem no Colégio Vitória de Santa Maria e são ministradas por professores de música, que em sua maioria integram a Orquestra Sinfônica de Sergipe.