Preparar educadores para saber utilizar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino é uma das prioridades do Curso de Introdução à Educação Digital. Um curso básico que está sendo ofertado a professores, diretores e coordenadores de escolas da rede municipal, no laboratório de informática da Semed.
Promovido pelo setor de Tecnologia Educacional da Semed, o curso pretende incentivar e estimular profissionais da educação a utilizar os recursos tecnológicos no processo pedagógico.
A formação em educação digital vai possibilita capacitar educadores que encontram dificuldades em operacionalizar software, além do próprio computador, por exemplo.
O curso acontece em três tapas: a primária refere-se à introdução a educação digital, a segunda ao conhecimento sobre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e por último, à elaboração de projetos pedagógicos. Ao todo, as três etapas somam cerca de 180 horas aulas.
Como o Linux Educacional – um programa criado pelo MEC- utilizado nas escolas é diferente de outros softwares comerciais conhecidos no mercado, muitos docentes têm encontrado dificuldades em instrumentalizá-lo. O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo-integrado) deu um passo à frente e, desde 2007, vem capacitando professores e gestores, na tentativa de ampliar o conhecimento sobre educação digital.
“A intenção do curso é aproximar o educador ao Linux educacional do MEC, eliminar todas as dúvidas e questionamentos acerca desse programa, bem como desenvolver habilidades básicas para o uso do computador”, resume a coordenadora de Tecnologia Educacional da Semed, Patrícia Rodrigues.
