A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Superintendência de Gestão de Rede Estadual de Ensino (Suger), vai promover na próxima quarta-feira (15) e na quinta (16), o curso de Formação para Mediadores de Conflitos Escolares, com a temática “Escuto, Compreendo e Ajudo”, no auditório da Escola Estadual Geraldo Melo, no conjunto Graciliano Ramos. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz).
Esta é a segunda etapa do curso – a primeira foi realizada em dezembro, no auditório da SEE – e vai reunir pais, alunos, professores e gestores de cinco escolas estaduais para discutir as diversas formas de mediação de conflitos.
O público vai assistir palestras com o tema “O Voluntário e a Mediação de Conflitos” e “Educar para as Emoções”. De acordo com a técnica da Gerência de Valorização da Pluralidade Cultural, Olívia Tavares, o objetivo é alertar a comunidade escolar sobre a importância de implantar a cultura de paz nas escolas e no ambiente familiar. O evento propõe formar mediadores que vão atuar nas escolas da rede pública, repassando a importância do diálogo nas situações onde houver conflitos, prevenindo atos de violência verbal ou física.
“Vamos realizar atividades em grupos, simular conflitos e identificar quem tem o perfil para ser mediador; a partir daí, o mediador será o multiplicador dessa ação na escola”, explicou Olívia. O trabalho será contínuo e supervisionado pela Gerência de Valorização da Pluralidade Cultural (Gevap) que vai realizar reuniões mensais com os grupos de mediadores para fortalecer a ação.
Na primeira etapa, participam a comunidade das Escolas Estaduais Alfredo Gaspar de Mendonça, Geraldo Melo, Pastor José Tavares, Margarez Lacet e Onélia Campelo. A expectativa é atender a toda rede estadual com a realização do curso para todas a Coordenadorias Regionais.