×

Alagoas

Educação vai elaborar projeto para servidores perto da aposentadoria

Encontro faz parte do projeto ?Despertando a Qualidade de Vida no Envelhecimento

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai elaborar um projeto para valorizar e proporcionar qualidade de vida aos servidores prestes a se aposentar. Uma das atividades é o Encontro do Grupo de Envelhecimento Ativo promovido pelo Núcleo de Qualidade de Vida (Nuqav) da SEE nesta quinta-feira (27) no auditório da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

O encontro faz parte do projeto “Despertando a Qualidade de Vida no Envelhecimento”, que é a primeira ação do macroprojeto de valorização de servidores com mais de 50 anos. Lançado no ano passado, o projeto já promoveu diversas palestras sobre saúde e qualidade de vida e atividades lúdicas.

A chefe do Nuqav, Rayné Melo, explica os objetivos do projeto e adianta algumas ações que serão empreendidas no decorrer de 2014: “Este grupo tem o objetivo de integrar e valorizar nossos servidores, mostrando como chegar à terceira idade com qualidade de vida. Este ano, promoveremos encontros mensais e atividades externas, a exemplo de caminhadas na orla marítima e no Parque Municipal”, revela Rayné, informando que o próximo encontro do grupo está previsto para o dia 13 de março.

Levantamento – Além da criação do grupo de envelhecimento ativo, o Nuqav também está promovendo o levantamento do número de servidores em idade de se aposentar. A medida faz parte do macroprojeto de valorização dos funcionários com mais de 50 anos, conforme relata Rosilda Vieira, técnica do Nuqav e membro do Conselho Estadual do Idoso.

“A partir deste levantamento, começaremos a discutir este macroprojeto com nossos servidores, um processo que será construído em parceria com eles. Queremos mostrar que a aposentadoria pode ser o início de uma vida ativa e promover ações de conscientização acerca dos direitos do idoso, saúde e qualidade de vida”, adianta Rosilda.

Inicialmente, o projeto contempla os servidores da administração central da SEE, mas a meta é que o mesmo seja expandido também para as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
Benefícios – Os servidores que participam do Grupo de Envelhecimento Ativo listam os benefícios que os encontros promovidos pelo Nuqav têm promovido em suas vidas.

Assistente social do Nuqav e com mais de 30 anos de atuação no serviço público, Ébene Nascimento, promove dinâmicas de integração com outros servidores. Para ela, o trabalho do grupo traz um olhar inovador sobre a aposentadoria.

“Aqui, vemos que a aposentadoria pode ser o início de uma nova vida, uma vida com saúde, alegria e muitas atividades. Ainda temos muito para contribuir”, ensina.
Ana Cristina Siqueira, técnica da Unidade de Movimentação de Pessoal, já contabiliza 29 anos de atuação no Estado e conta que os encontros realizados pelo Nuqav mudaram a sua vida, fazendo com que adotasse práticas saudáveis.

“Estou prestes a completar 49 anos e este grupo trouxe um rejuvenescimento na minha vida. Aprendi muitas coisas nas palestras e mudei meus hábitos: hoje tenho uma alimentação mais saudável e passei a fazer caminhada todas as manhãs”, conta.