A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai fortalecer ainda mais sua parceria com a Fundação Lemann, uma das principais organizações educacionais do país. Em exposição durante Seminário de Experiências Exitosas, no Centro de Convenções na quinta-feira (1º), a secretária-executiva da Educação, Laura Souza, anunciou que, em 2017, serão ofertadas mais 40 vagas para escolas do interior fazerem o curso de Gestão de Aprendizagem da Lemann.
Atualmente, gestores e coordenadores pedagógicos de aproximadamente 60 unidades de ensino da rede estadual de Maceió participam do curso, que tem carga horária de 360 horas e visa discutir metodologias que proporcionem melhorias para a aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental.
“Em todo o Brasil, apenas três estados foram contemplados com esta parceria com a Lemann: Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul. E, além do curso de Gestão de Aprendizagem, esta cooperação também está ocorrendo na elaboração do nosso planejamento estratégico para 2017. É, sem dúvida, uma parceria que vem dando certo”, observou Laura, acrescentando ainda que, posteriormente, a parceria com a Lemann também vai contemplar professores de Língua Portuguesa e Matemática com formações.
Na ocasião, a secretária-executiva também apresentou algumas das ações que serão empreendidas pela Seduc em 2017. “Vamos investir na melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, o que inclui, dentre outras iniciativas, os Laboratórios de Aprendizagem e os programas federais Mais Educação e Ensino Médio Inovador, o Proemi. Além disso, iniciaremos o ano letivo com mais de 30 escolas ofertando o Ensino Integral”, informou Laura.
Seminário
Gestores de toda a rede estadual estiveram reunidos no Centro de Convenções para conhecer, expor e compartilhar experiências bem-sucedidas de gestão escolar, bem como casos de sucesso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB.
Dentre as palestras, exposições das escolas estaduais Luiz Augusto, de Delmiro Gouveia, e Adriano Jorge, de Arapiraca, bem como apresentações de Raph Gomes, consultor da Fundação Lemann e Amaral Barbosa, diretor da Escola Miguel Antônio de Lemos, em Pedra Branca, no Ceará, e detentora da pontuação 9,5 no IDEB 2015, uma das melhores pontuações.
