×

Maceió

Educação segue com consulta sobre um terço da hora atividade

Consulta continua até a próxima sexta-feira (16)

Professores que atuam em sala de aula devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) para assinar uma declaração de intenção de ampliação da carga horária. A consulta faz parte do acordo feito entre a Semed e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), com o objetivo de dar subsídio aos estudo de impacto financeiro e viabilidade para implantação de 1/3 hora-atividade.

A consulta segue até sexta-feira (16) e prioriza os professores de anos iniciais – Educação Infantil, Fundamental 1 (1º ao 5ºano), além dos professores de Educação Especial (sala de recursos) e professores intérpretes de libras.

A técnica da Lotação Pedagógica da Semed, Adriana Lemos, explica que, na prática, o beneficio representa para o professor que 1/3 da carga horária que ele teria que cumprir será revertido para formação profissional e reuniões pedagógicas.

“Se um professor tem carga de 20 horas semanais, ele terá direito a 7 horas semanais fora de sala de aula para fins de estudos, planejamento, avaliação e formação continuada”, ressalta.

Sobretudo, a técnica lembrou que qualquer educador pode declarar a intenção, porém o aumento da carga horária só será implantado nos casos previstos em lei, priorizando os professores em execício em sala de aula que preencham os pré-requisitos da legislação vigente.

A professora da escola municipal Arnon de Mello, Cláudia Batista, participou da consulta e sinalizou o interesse na ampliação da carga horária.

Calendário em ordem Alfabética

Os professores que atuam nos anos iniciais devem comparecer à Semed, que fica na Avenida General Hermes, 1199, Cambona, das 8h às 14h, em ordem alfabética, de acordo com o seguinte calendário, das 09 às 15h:

12 de maio – segunda-feira – professores com a letra A, B e C.

13 de maio – terça-feira – professores com a letra D, E, F, G, H e I.

14 de maio – quarta-feira – professores com a letra J, K, L, N, O e P.

15 de maio – quinta-feira – professores com a letra M.

16 de maio – sexta-feira – professores com a letra Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z.

1/3 hora-atividade

O benefício que valoriza o magistério está previsto na lei 11.738/2008. De acordo com a lei, 2/3 da carga horária devem ser destinados para a composição da jornada de trabalho, para desempenho das atividades de interação com os alunos. O estudo para a implantação do 1/3 hora-atividade recebeu uma atenção especial da secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea. Ela se manifestou a favor da implantação do 1/3 hora-atividade e considerou de extrema importância o beneficio que potencializa a valorização dos profissionais do magistério.