Educação: resgate cultural é tema de projeto escolar
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Liege Tavares, no Jacintinho, estava com maior movimentação que o normal nesta segunda (22). Pais, alunos, professores e demais colaboradores do CMEI se uniram para realizar o projeto “Resgatando Valores Culturais”.
As cerca de 120 crianças, de 2 a 5 anos, atendidas pela unidade de ensino estiveram envolvidas durante os meses de junho e julho no desenvolvimento do projeto que busca resgatar, preservar e divulgar a valorização da cultura popular, além de compartilhar o conhecimento acerca das tradições populares e promover a interação entre a comunidade escolar.
A coordenadora pedagógica do CMEI, Kédja Lopes, deu detalhes do projeto. “Antigamente tudo era feito de forma artesanal, utilizando matérias primas como o barro, a argila, a brasa. Esse nosso projeto tem o objetivo de apresentar isso às nossas crianças. De onde vieram nossas raízes, como tudo começou. Isso é para que elas saibam valorizar o que temos hoje”.
Lúcia Silva, mãe das pequenas Clara (3) e Joana (4), esteve presente no evento e falou e empolgada sobre a ação. “Esse projeto está permitindo que minhas filhas e eu conheçamos mais sobre nossa cultura local e sobre nossas raízes africanas, europeias e asiáticas. Além disso, elas vão crescer aprendendo de onde nós viemos, quem nós somos e assim vão saber aonde querem chegar no futuro”.
Além do resgate cultural, o projeto possibilitou que a criançada construísse seus próprios brinquedos a partir de materiais reutilizáveis como garrafas pet, papelão, isopor, madeiras, cascas de côco entre outros. Tudo foi feito em sala de aula com o auxílio dos professores. “Isso possibilita que as crianças saciem a curiosidade de como eram feitos os brinquedos, valorizem o produto feito por elas mesmas e, ainda, contribuam para a preservação do meio ambiente”. Salientou a coordenadora.
Cristiane Santos, mãe da Ana Luiza (4), agradece pelo trabalho realizado. “É gratificante ver que minha filha está aprendendo brincando. O projeto está lindo. Parabenizo a todos os idealizadores, especialmente aos professores que auxiliaram no trabalho de construção dos brinquedos”, afirma.
A culminância do projeto contou ainda com apresentações e concursos culturais, experimentação de comidas típicas e gincana onde pais e filhos puderam competir e compartilhar esse momento juntos.
