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Sergipe

Educação reforça seu compromisso com o Dia D da Avaliação

A secretária de Estado da Educação em exercício, professora Hortência Araújo, recebeu na tarde da última quarta-feira, 30, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Ensino (Sintese). Na oportunidade, Hortência apresentou e esclareceu pontos acerca do Dia D da Avaliação, que acontecerá no próximo dia 7 de maio em todas as escolas da rede estadual. Após um diálogo e a garantia oferecida pela secretária da revogação total das portarias nº 3.416/2012 e 1.802/2014, bem como a supressão do inciso II do Art.3º da portaria nº 1775/2014 (que institui o Dia D da Avaliação), o Sintese se comprometeu a apoiar o evento, bem como mobilizar os professores durante assembleia para que colaborem com a iniciativa.

No entendimento do sindicato, as portarias e o inciso representavam a tentativa de implantação do Índice Guia de Avaliação de Desempenho, um documento rejeitado pela categoria. Por entender que o Dia D da Avaliação necessita da participação de toda a comunidade escolar, inclusive do corpo docente, e por saber que o evento não representa uma tentativa de estabelecer o Índice Guia, a secretária optou por atender às reivindicações do sindicato e promover as anulações e alterações sugeridas.

Professora Hortência Araújo apresentou o Dia D da Avaliação como uma oportunidade em que todas as escolas da rede estadual desenvolverão atividades com o objetivo de refletir e debater sobre o seu desempenho, por meio da discussão de seus indicadores de avaliação, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis. Ainda de acordo com a secretária, um dos objetivos é analisar os dados do Ideb, do Enem, e de outros índices educacionais relativos a cada escola. “Estes dados estão disponíveis e não podem ser engavetados. Para gerá-los, o Governo Federal faz um grande investimento”, ressaltou.

A secretária explicou, ainda, que a Seed sugeriu atividades que podem ser realizadas pelas escolas no Dia D, mas que cada unidade terá autonomia nos processos de mobilização e avaliação. “Dessa atividade vamos ter um relato de cada unidade escolar, e juntos, escolas, diretorias regionais de educação e Seed, farão uma análise e planejarão apoio para solução dos problemas apontados” , explicou.

Hortência concluiu a apresentação reforçando a ideia de que o Dia D não resolverá todos os problemas das escolas de uma só vez, mas é um primeiro passo para fomentar a reflexão e discussão entre aqueles que compõem o ambiente escolar, ou seja, alunos, pais, professores, equipes gestora e pedagógica e funcionários. “Será que tem algo mais democrático do que juntar os segmentos da comunidade escolar para discutir a escola? A gente quer que a unidade escolar se coloque como uma estrutura viva, discuta seus problemas e parta para as soluções. Devemos encarar o Dia D como uma prática de diálogo e reflexão dentro da escola. Uma primeira experiência de um processo que nós vamos construir, conjuntamente, ao longo do tempo”, arrematou a secretária.

Após a apresentação do Dia D e a chegada ao consenso sobre as portarias, representantes do Sintese se mostraram receptivos ao projeto. “O sindicado não se opõe a nada do que foi apresentado”, disse Ângela Melo, presidente do Sintese. “Estamos satisfeitos com a Seed por abrir o diálogo e construir uma educação pública com a participação de todos. É por esta causa que lutamos há anos”, reconheceu Ivonete Cruz, vice-presidente.

Ao final da audiência, representantes do Sintese prometeram convocar uma assembleia em caráter de urgência para reforçar, entre seus membros, o apoio do sindicato ao Dia D, e afastar indícios de paralisação da categoria durante o evento.