×

Sergipe

Educação realiza capacitação para professores do Ensino Fundamental

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nesta quinta-feira, 23, a segunda edição da capacitação para professores que atuam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O encontro de hoje, que aconteceu no Centro de Capacitação Profissional (CQP), foi com cerca de 450 professores da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

A capacitação já foi realizada nas diretorias regionais DRE-5, DRE-9, e DRE-8, e na próxima semana acontecerá na DRE-2, DRE-6, DRE-3 e DRE?7. São ao todo quatro oficinas ofertadas: Artes, Diversidade, Oralidade no gênero Fábula, e uma oficina que vai trabalhar a Lei 10.639 e a Lei 11.645, que tratam da inserção da cultura afrobrasileira, africana e indígena no currículo escolar. Todas as oficinas estão sendo desenvolvidas por técnicos do Serviço de Ensino Fundamental e do Núcleo de Educação e Diversidade (NEDIC).

A chefe do Serviço de Ensino Fundamental da Seed, Maria José Guimarães Vieira, destacou a importância de levar essas capacitações para que os professores possam trabalhar esses conteúdos dentro do currículo em sala de aula. “Com isso, eles irão refletindo sobre a sua prática, sobre o seu fazer pedagógico, observando onde precisa aprofundar temas que dizem respeito à melhoria da aprendizagem do aluno. O professor precisa saber como melhorar a sua prática, compreendendo a construção desse saber. Nosso objetivo é subsidiar com conteúdos que possam auxiliar o professor na execução da sua prática pedagógica”, afirmou.

Subsídios

Os professores participantes, bem como os seus tutores, destacaram a importância do curso para que tenham mais subsídios para trabalhar em sala de aula. A professora Roseli Santos Araújo, que ensina nas Escolas Reunidas 8 de Maio, aprovou a iniciativa. “Precisamos sempre estar nos capacitando, porque o conhecimento nunca está pronto, é preciso estar sempre se aprimorando, para que possamos ter mais recursos e subsídios para trabalhar em sala de aula. Aqui nós trocamos experiências com outros profissionais e isso enriquece mais o nosso trabalho”, disse.

A tutora Jeane Caldas, que ministrou a oficina de Oralidade, ressaltou a importância desses conhecimentos para melhorar o trabalho feito em sala de aula. “A nossa ideia é que os professores conheçam um pouco sobre o gênero fábula, desde a origem até o seu processo de escrita, e que eles possam produzir de forma lúdica textos interessantes e que possam trabalhar em sala de aula”, explicou.

O tutor Marcos Vinícius Melo dos Anjos, técnico do NEDIC, ministrou oficina sobre a Lei 10.639, que trata da inclusão dos conteúdos da história, cultura afrobrasileira e africana e a Lei 11.645, que também acrescenta a história e cultura indígena. Para ele, esse tipo de conhecimento pode ajudar a diminuir os preconceitos em sala de aula. “Todos os professores da educação básica precisam inserir esses conteúdos e também uma reflexão para combater o racismo, o preconceito e a discriminação”, disse.

Maria das Dores Santos, que ensina na Escola Estadual João Paulo II, já participou de outras capacitações, e destacou a importância de assistir a mais uma oficina. “Esses momentos fazem com que tenhamos uma aproximação maior com os alunos e nos traz a oportunidade de ter um conhecimento a mais fora da escola para podermos levar para dentro dela, junto aos colegas”, declarou.

A professora Maria Valdira Silva Nascimento, que ensina na Escola Estadual Olímpia Bittencourt, participou da oficina de Arte e destacou a necessidade de levar essa disciplina de uma forma mais pedagógica para os estudantes. “A criança hoje é muito desestimulada, não gosta de ir à escola, e a oportunidade de aprender e contextualizar a arte de uma maneira didática, como estamos sendo orientados aqui, é de extrema importância. Com essa orientação pedagógica nós temos a oportunidade de valorizar e melhorar essa matéria”, comemorou.