O novo processo para seleção de intérpretes de libras para as escolas da rede pública estadual já se encontra em tramitação e deve ser concluído até o final de outubro. A informação foi repassada durante reunião na manhã desta segunda-feira (30), onde estiveram presentes técnicos da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE) e da da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e pais de alunos surdos da escola Tavares Bastos. Na oportunidade, foi discutido o andamento do processo e quais serão os próximos passos para executá-lo.
Sobre a necessidade do processo seletivo, o coordenador de Gestão de Pessoas da SEE, José Mário de Barros, destaca: “A SEE está buscando solucionar o problema de forma emergencial no decorrer desta semana. Dentro de alguns dias o edital será publicado e a previsão é de que o processo seja concluído até o final de outubro”. A gerente de Educação Especial da Secretaria, Silvia Campos, salientou a importância do processo seletivo em possibilitar aos estudantes surdos-mudos o acesso aos conteúdos escolares de forma completa e eficaz.
Em caráter emergencial, para atender às necessidades imediatas da Tavares Bastos, três intérpretes da 2ª e 14ª CREs, selecionados no processo seletivo da educação especial de 2012, serão remanejados provisoriamente nos próximos dias. Para o preenchimento de vaga de intérprete de libras, o profissional deve ser devidamente capacitado em curso com reconhecimento da SEE/AL, do Ministério da Educação (MEC) ou pelos Sistemas “S”, (Senai, Senac, Sebrae, Sesc, Sesi) a partir de 80 horas.
Além do processo seletivo, também foi discutida a importância de incluir os alunos com necessidades especiais à rotina dos outros alunos, para que ocorra uma maior integração e para que a convivência entre eles seja estabelecida da melhor maneira possível. Para José Mário, “a inclusão é uma realidade na rede pública de ensino e traz grandes benefícios para os alunos, uma vez que eles podem trocar experiências e aprender a conviver com as diferenças uns dos outros”.
O intérprete de libras de uma escola possui a função de mediar a comunicação entre usuários e não usuários de libras em todo o ambiente escolar e em todas as atividades didático-pedagógicas. Além disso, realiza a interpretação da linguagem de sinais dentro da sala de aula, com prévia análise do conteúdo a ser abordado, e também em eventos como palestras, cursos, jogos e debates.
