Encontro reuniu professores, gerentes regionais de educação, coordenadores pedagógicos, técnicos e supervisores escolares
Professores, gerentes regionais de educação, coordenadores pedagógicos, técnicos e supervisores estiveram presentes no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Cepa, para participar do Colóquio das Diversidades. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de sua Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), visa promover a discussão do tema, melhorando a abordagem dos educadores.
“Falando sobre a diversidade, podemos melhorar a educação no que diz respeito à perspectiva dos Direitos Humanos. Durante o evento, abordamos Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos [EJA], além de temas como gênero, educação ambiental, sexual e indígena”, afirma Fátima Rebelo, gerente das Modalidades e Diversidades da Educação Básica da Seduc.
Para a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Andréa Ferreira, o debate sobre os diversos tipos de diversidades vai além das salas de aula, fazendo parte de um contexto social mais amplo. “A diversidade permeia todos os níveis, por isso deve ser levada a todo ensino público. Desde jovem, os estudantes devem aprender a respeitar as diferenças”, ressalta Andréa Ferreira.
A programação contemplou ainda debates sobre Educação Especial e Lei Brasileira de Inclusão (LBI), ministrado pela professora Joelina Alves Cirqueira; Identidade do sujeito da Educação de Jovens e Adultos, pela Professora Doutora da Ufal, Abdias Souza; e Diversidades, conduzida pela gerente Fátima Rebelo e pelo supervisor de Diversidades, Zezito Araújo.
Além dos debates, uma apresentação artística e cultural sobre a dança Afro Contemporânea foi realizada pelo coreógrafo e dançarino Edu Passos. Materiais confeccionados por custodiadas do presídio Santa Luzia, na parte alta de Maceió, também foram expostos pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
