
Curso discute as práticas pedagógicas que interferem na preparação do aluno para o Enem
Professores e coordenadores pedagógicos da rede pública participaram na segunda-feira (13), no auditório da Casa da Indústria, da aula inaugural do curso Enem na Sala de Aula, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) em parceria com a Escola Satélite do Grupo Abril. O curso visa discutir as práticas pedagógicas do Ensino Médio, que interferem na preparação do aluno para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Na abertura do curso, os professores assistiram a palestra proferida pelo professor PHD em Educação, Jamil Cury, que destacou a importância da compreensão das diversas formas de utilizar novas tecnologias no ensino. Para Jamil, o curso também vai possibilitar a troca de experiências e o conhecimento de cada uma das boas práticas já utilizadas pelos profissionais em sala de aula. “É uma troca que vai permitir que as boas ações sejam colocadas na roda. Vamos compartilhar conhecimento e agregar valores na educação. É importante termos a tecnologia nas escolas, mas é preciso saber usá-las”, frisou o palestrante.
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, participou da aula inaugural e ressaltou a importância de inserir os professores na construção de propostas concretas e inovadoras. “Vamos aproveitar a tecnologia para aprimorar nossas práticas em sala de aula; temos que discutir as questões da escola com quem está dentro da escola”, enfatizou a secretária. “Quando a escola se sente partícipe dessa construção, os resultados são mais exitosos”, defendeu.
Na solenidade, o diretor da Escola Satélie, Ivan Caiafa, disse que o foco da empresa é promover impacto da educação brasileira e que Alagoas, sendo o Estado pioneiro nesse projeto, está contribuindo com o desenvolvimento do Ensino Médio. “A nossa ideia é tornar o Pré-Enem referência nacional. Toda a receptividade que tivemos nas escolas da rede estadual comprova a necessidade de projetos dessa natureza, que despertam o interesse do aluno”, disse Caiafa. “Vamos finalizar o ano inserindo o professor nesse ciclo, possibilitando que ele rompa algumas barreiras e absorvam os reais benefícios proporcionados pela tecnologia”, acrescentou o diretor.
De acordo com a coordenadora do Pré-Enem da SEE, Tânia Almeida, o curso vai atender a 1.500 professores do Ensino Médio, com carga horária de 90 horas. A metodologia é telepresencial, as aulas serão semanais e os participantes poderão assistir na escola em que atua. Também será disponibilizada uma plataforma web para a realização e atividades e elaboração do planejamento de 2015. “O curso pretende discutir os desafios da realidade social no Ensino Médio em Alagoas para atuar de forma decisiva na formação dos estudantes”, destacou a coordenadora.