A Secretaria de Educação de Maceió (Semed), por meio da Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, da Coordenação Geral de Formação Continuada e do Núcleo de Línguas, lançará na próxima sexta-feira (19), o Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, direcionado a princípio para a comunidade indígena Warao, uma etnia venezuelana que vive na capital.
O lançamento será na Casa de Ranquines, localizada na Cidade Universitária, em alusão ao Dia dos Povos Indígenas. O curso será realizado pela equipe do Núcleo de Línguas da Semed, coordenado pelo professor Jeff Simons.
Segundo o coordenador de Educação e Direitos Humanos da Semed, Luciano Amorim, o objetivo do evento é integrar comunidades e povos vulneráveis a espaços educativos.
“Este evento representa um marco significativo nas políticas migratórias do município de Maceió, reafirmando nosso compromisso com a dignidade humana. Os jovens, adultos e idosos nunca participaram de espaços educativos, não falam espanhol nem português, apenas um dialeto específico da etnia Warao. Aí pensando nas dificuldades de comunicação, na sexta vamos lançar o primeiro curso de língua portuguesa para estrangeiros”, explicou Luciano.
Ainda de acordo com Luciano, será uma solenidade informal que também terá exposições da culinária e do artesanato indígenas Warao, tendo principalmente como público-alvo a comunidade educacional.
A iniciativa contará com a participação dos representantes da Semed, Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para Imigrantes, secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Ministério Público de Alagoas, movimentos sociais e pastorais católicas.
Secom – Maceió