×

Alagoas

Educação premia técnico da 5ª CRE por ação inovadora

O agente administrativo da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), William da Silva Costa, foi um dos vencedores do II Concurso de Ações Inovadoras promovido pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) junto aos servidores públicos estaduais. A solenidade de premiação ocorreu na manhã desta terça-feira (07), no Teatro Linda Mascarenhas, onde também foram premiados os vencedores da última edição dos Jogos do Servidor Público.

Formado em Pedagogia e Análise de Sistemas, William é lotado na Escola Santos Ferraz, em Taquarana, que ficou em segundo lugar na versão estadual do Prêmio Referência em Gestão Escolar em 2010. O agente administrativo foi premiado pelo desenvolvimento de um site, onde foi implantado a frequência virtual dos alunos da escola (www.informatizacaoescolar.com.br). O sistema também garante maior agilidade aos trabalhos da secretaria escolar, facilitando a emissão de documentos escolares.

William conta que a criação do portal ocorreu em 2009 e é consequência de um processo de informatização dos procedimentos escolares iniciado no ano de 2006. Ela lembra que, na época, a escola chegava a gastar duas mil folhas de papel na emissão de documentos que demoravam 90 dias para ficar pronto em virtude de sua elaboração manual.

“No entanto, ao desencadear essa digitalização, a emissão destes documentos passou a ser imediata. Além disso, este processo impulsionou a inclusão digital na escola e, com a redução do gasto de papel, promovemos uma maior conscientização ambiental junto a toda a comunidade escolar”, destacou William.

Outra vantagem do sistema é permitir aos pais o acompanhamento em tempo real da vida escolar dos seus filhos. “Antes, 80% dos pais alegavam não conseguir acompanhar o desempenho escolar dos filhos. Hoje, até mesmo pais divorciados que morem em outra cidade ficam sabendo o que se passa na escola: basta entrar no site, clicar na foto do filho e acessar a frequência escolar do jovem”, explicou William.

Objetivo – II Concurso de Ações Inovadoras tem como objetivo premiar funcionários públicos estaduais que empreenderam iniciativas inéditas em suas repartições, mudando a rotina administrativa e melhorando a qualidade do serviço prestado à sociedade. Os vencedores do concurso foram agraciados com medalhas de mérito e computadores.