×

Alagoas

Educação premia projetos científicos de alunos de escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) e do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), premia nesta quarta-feira (23) os destaques da terceira edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) realizada no último dia 11, no estacionamento do Maceió Shopping. A cerimônia de premiação será às 9h, no Salão Aquatune do Palácio República dos Palmares.

Segundo a coordenadora da feira, Nathally Marques, dos 39 trabalhos expostos, 16 serão premiados, com destaque para os cinco primeiros projetos, atendendo ao edital, com reconhecimento aos estudantes e professores-orientadores, além das respectivas escolas, que receberão troféus pelos resultados alcançados.

“É uma maneira de reconhecer e valorizar, ao máximo, cada participação. Todos os trabalhos apresentados estavam em excelente nível e estão de parabéns. Que o sucesso desta edição sirva de estímulo para as próximas”, avaliou.

Resultado – Os cinco trabalhos mais bem avaliados foram o protótipo de mão biônica, da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos; produção artesanal de iogurte de goiaba a partir de leites tipos A e C, da Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti Silva, do Benedito Bentes; Projeto 3RS (Reduzir, Reciclar, Reutilizar); desenvolvimento sustentável, da Escola Ângelo Abreu, de Olho d' Água das Flores; construção de um destilador artesanal para a produção de etanol a partir do mel de abelhas, da Escola Francisco Leão, de Rio Largo; e a aceleração do processo de decomposição de sacolas plásticas, também da Escola Ana Lins, de São Miguel dos Campos.

Avaliação – Cada projeto foi avaliado oficialmente por três professores dos seguintes órgãos: Usina Ciências e Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) / Maceió e Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen-AL).

Feira – Com a proposta de incentivar a iniciação científica, divulgando e valorizando as produções de estudantes e professores das escolas de Ensino Médio da rede estadual, a Feira foi organizada em três etapas: a primeira etapa local, nas escolas; seguida da etapa regional, nas Gerências Regionais de Educação (Geres), e a última, a estadual, que consiste na Feceal. De acordo com a organização, 30 escolas de 11 Geres participaram da edição 2015.