A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai ofertar 5.200 vagas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para alunos das escolas da rede pública estadual. Para se inscrever, o estudante deve estar regularmente matriculado no 1º ou 2º ano do Ensino Médio e procurar uma das 60 unidades que receberão cursos do programa até a próxima sexta-feira (19).
Os cursos são de nível técnico, com carga horária entre 960 e 1440 horas e duração até 2016. Além de fazer a inscrição na escola, o aluno também tem a opção de fazer seu cadastro online pelo site www.pronatec.mec.gov.br, e depois comparecer à escola selecionada para confirmar a inscrição.
“No ato da inscrição, o interessado deve estar munido de CPF e comprovante de residência e, se for menor de idade, também apresentar o CPF da mãe, pai ou responsável legal. Caso ele queira se matricular em um curso de uma escola que não seja aquela onde ele estuda, é preciso apresentar também o comprovante de matrícula do Ensino Médio”, explica o diretor de Educação Profissional e Tecnológica da SEE, José Barboza.
O diretor comemora a oferta de cursos profissionalizantes pela secretaria em 2014. “Temos atualmente 7.500 estudantes cursando o Pronatec em nossas escolas e agora estamos oferecendo mais 5.200 para estes cursos técnicos de dois anos. Logo, a oferta de 2014 supera mais de 13 mil vagas”, destaca Barboza. “Além disso, conseguimos expandir os cursos para algumas regiões que ainda não tinham recebido o Pronatec, a exemplo do Alto Sertão”, complementa.
Oferta – Confira abaixo as escolas e centros que ofertam os cursos do Pronatec para alunos do Ensino Médio da rede estadual.
Maceió – Escola Rodriguez de Melo, Escola Professor Edmilson Pontes, Escola Dr. Fernandes Lima, Escola Campos Teixeira, Escola Eduardo Almeida, Escola Manoel Simplício do Nascimento, Escola Pedro Teixeira de Vasconcelos, Escola Rosalvo Lobo, Escola Theonilo Gama, Escola Theotonio Vilela Brandão, Escola Miriam Marroquim, Escola Maria das Graças de Sá Teixeira, Escola Professor Benedito de Moraes, Escola Gilvânia Ataide, Escola Ovídio Edgar, Escola Eunice Lemos Campos, Escola Geraldo Melo, Escola Nenoí Pinto, Escola Alfredo Gaspar de Mendonça, Escola Irene Garrido, Escola Professora Benedita de Castro, Escola José da Correia da Silva Titara e Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Holanda;
Arapiraca – Escola Izaura Antônia de Lisboa, Escola Professor José Quintela Cavalcante, Escola Pedro de França Reis;
Rio Largo – Escola Fernandina Malta, Escola Judith Nascimento, Escola Claudizete Lima Eleutério;
Palmeira dos Índios – Escola Graciliano Ramos, Escola Humberto Mendes;
Santana do Ipanema – Escola Mileno Ferreira da Silva, Escola Laura Maria Chagas de Assis;
Pão de Açúcar – Escola Bráulio Cavalcante, Escola José Soares Pinto;
Penedo – Escola Professor Ernani Méro, Escola Alcides Andrade
Coruripe – Centro de Educação Profissional Maria Alice B.C. Siqueira
Teotônio Vilela – Escola Aprígio B. Vilela
Campo Alegre- Escola Dom Constantino Luers
Barra de São Miguel – Escola Misael Gonçalves Ferreira
Boca da Mata – Escola Josefa Cavalcante Suruagy
Anadia – Escola Rui Barbosa
São Miguel dos Campos – Escola Ana Lins
Estrela de Alagoas – Escola Luiz Duarte
Cajueiro – Escola Inaura Casado Costa
Capela – Escola Torquato Cabral
Paulo Jacinto – Escola Deputado José Medeiros
Olho d'Água das Flores – Escola Ângelo de Abreu
São José da Lage- Escola Padre Teófanes
União dos Palmares – Escola Carlos Gomes de Barros
Murici – Escola Professor Loureiro
São José da Tapera- Escola Lucilo José Ribeiro
Batalha – Escola Maria de Lourdes Santos da Silva
São Luiz do Quitunde- Escola Margarida Pugliesi
São Miguel dos Milagres – Escola Francisca Falcão
Delmiro Gouveia – Escola Watson Clementino de Gusmão Silva
Piranhas- Escola Professor José Sena Dias
Satuba – Escola Manoel Gentil do Vale Bentes