×

Sergipe

Educação nutricional e agricultura familiar são valorizadas na merenda das escolas municipais

Para proporcionar uma alimentação saudável e balanceada aos mais de 30 mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem um cuidado especial com a oferta da merenda escolar, desde a escolha dos alimentos até o trabalho de educação nutricional desenvolvido junto aos estudantes.

A regularização da merenda na rede pública de ensino gerenciada pela Prefeitura foi uma das primeiras medidas tomadas pela atual gestão. Para tanto, uma empresa terceirizada distribui os alimentos, porém, tanto o cardápio, quanto a forma de preparo e maneira que devem ser servidos são determinados pela Semed.

A coordenadora da Alimentação Escolar da Semed, a nutricionista Joice Barbosa, explica que existe cardápio específico para cada modalidade de ensino da rede. “Uma para os pequenos, de 4 a 12 meses de idade, outro para crianças a partir de um ano, um para pré-escola, que é o mesmo do Fundamental, um para a Educação de Jovens e Adultos [EJA] e outro para o atendimento à educação especializada”, detalha.

Segundo Joice, para a creche, são quatro refeições por dia e para o Ensino Fundamental, pré e EJA, uma refeição. “Já quem está inserido no Programa Mais Educação é como se tivesse em tempo integral, então, são três refeições. O número de refeições é de acordo com o tempo que o aluno passa na escola”, pontuou a coordenadora ao acrescentar que, mesmo no período de férias, as creches funcionam normalmente, fornecendo as refeições.

A entrega dos produtos também atendem cuidados específicos. Alimentos semi-perecíveis, como feijão, arroz, entre outros, são entregues a cada 15 dias. Já frutas e verduras são entregues semanalmente, justamente para que se mantenham frescas e não corram o risco de estragarem.