×

Maceió

Educação municipal promove debate sobre mulher e diversidade

A Diretoria Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, em conjunto com o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder) e o Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola (Nudise) realizaram nesta quarta-feira (07) um momento de debate e reflexão sobre o tema “A mulher e a diversidade em suas relações de gênero, trabalho, etnia e deficiências”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Mediadas pela coordenadora do Neder, Rosário de Fátima da Silva, as debatedoras Nancy Helena Rebouças Franco e Clara Suassuna, professoras doutoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além da professora mestra Dalva Costa, da Semed e da professora especialista Edna Nobre, da Secretaria Estadual de Educação, discutiram a condição da mulher e sua luta cotidiana.

O secretario municipal de Educação de Maceió, Thomaz Beltrão traçou o panorama das mudanças políticas e econômicas pelas quais passamos e frisou que as mudanças na esfera ideológica são mais lentas e difíceis. “Espaços de discussão como este são essenciais para que essas mudanças possam ocorrer”, analisa Beltrão.

O secretário adjunto, Marcelo Nascimento, reconheceu a relevância das discussões, já que a presença do discurso machista na sociedade cria condições para ocorrências de situações de violência e discriminação.

Para Nancy Rebouças, o debate torna visível a necessidade da inclusão da mulher – principalmente as negras e pobres – e a reflexão decorrente em todos os setores da sociedade e especialmente no ambiente escolar, para que se consolide a mudança de visão no cotidiano da escola e assim se promova a consciência social.

Maria Clara Lopes, diretora de Gerenciamento de Ensino (Digen) da Semed, destacou a importância da reflexão coletiva para desmistificar o que ainda existe no imaginário popular, quando se fala em diferenças de gênero. “Para que possamos realmente fazer da nossa convivência um espaço comunitário, precisamos acabar com a desconfiança que cerca o tema”, analisa Clara.

O debate reuniu diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino, técnicos da Semed e contou com as presenças de representantes de outras secretarias municipais e estaduais e dos movimentos sociais ligados à temática.