A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estará participando do III Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). O evento acontecerá no Centro de Convenções, entre os dias 15 e 20 de junho, das 09 às 22h. A presença da Semed no evento será através do Espaço Baú de Ideias.
O Espaço Baú de Ideias foi desenvolvido em parceria com a MindLab, detentora da metodologia Mente Inovadora, que está sendo adotada na Rede Municipal desde 2013. Com jogos e intervenções teatrais, o Espaço tem em sua a temática uma alusão ao tema do Caiite 2015, que são as Luzes (2015 é o ano internacional da luz).
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, a dinâmica de funcionamento do Espaço Baú de Ideias é de uma aula diferenciada, lúdica e com muita informação. “Fizemos um roteiro teatral cujo objetivo é apresentar que a luz é o princípio das ideias e as ideias são o princípio do conhecimento. Traremos as principais invenções da humanidade, como o fogo, e culminamos com a tecnologia”, revelou Ana Dayse.
A novidade de 2015 é a participação da Semed na programação Acadêmica. Este ano o projeto da Oficina Mais Comunicação, realizada em parceria com o Programa Mais Educação foi selecionado em duas modalidades – Comunicação Oral e Banner.
Caitte 2015
Marco importante para educação científica, o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário Cesmac, Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Entre as principais missões do Caiite estão a integração de profissionais pesquisadores em seus propósitos científicos e a socialização das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por essas instituições de ensino superior em Alagoas, disponibilizando fóruns de discussões abertos ao público interessado, aproximando, dessa forma, o conhecimento por elas produzido da sociedade em uma relação transformadora da realidade.
Adriana Thiara Oliveira/Ascom Semed
