×

Alagoas

Educação Integral é tema do Prêmio Itaú Unicef deste ano

A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semcdh), por meio da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente, participou na manhã desta terça-feira (26) de encontro promovido pelo Prêmio Itaú Unicef, que chega à sua 10ª edição, para o planejamento de iniciativas locais que possam ser inscritas para concorrer ao prêmio. O evento ocorreu na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

O objetivo do encontro, que apresentou Educação Integral como a temática do Prêmio Itaú Unicef deste ano, foi mobilizar grupos, inovar práticas, induzir caminhos e dar visibilidade ao trabalho de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que, em articulação com políticas públicas, realizam ações socioeducativas e contribuem para a educação integral de crianças e adolescentes.

“A educação integral traz um tipo de educação que pressupõe a vivência cidadã e a articulação de projetos individuais e coletivos. A partir da participação no prêmio, as ONGs (organizações não governamentais) acabam sendo vistas pelos outros. Acabam conseguindo mais parcerias e financiamentos que vão refletir na educação das crianças e adolescentes”, destacou a psicóloga da Universidade de São Paulo e consultora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Cristina Rocha.

O encontro também contou com a participação de represententes dos municípios de Boca da Mata, Campo Alegre, Chã Preta, Feliz Deserto, Flexeiras, Igaci, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Piaçabuçu, Porto Calvo, Rio Largo, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Satuba e Teotôno Vilela. Também participaram representantes da Scretaria Municipal de Educação (Semed), secretarias de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Educação e do Esporte (SEE), Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), ONGs, conselhos tutelares, entre outros.

O Prêmio Itaú Unicef acontece em anos ímpares. Nos anos pares, ocorre o processo de formação das ONGs inscritas. O resultado final é dividido em cinco categorias: Vencedores Nacionais Micro Porte, Pequeno Porte, Médio Porte, Grande Porte e o Grande Vencedor. O evento contou com a parceria da Semcdh/SPCA, Cedca, Itaú, Unicef, Cenpec, Unime-AL e Coegemas-AL.