Incentivar a leitura, o desenvolvimento da criatividade e deixar a imaginação fluir viajando no mundo magico dos livros, é um dos principais objetivos do projeto “VaLER a Pena”, que vem promovendo diversas atividades nas escolas da rede municipal de educação, além da entrega de kits de livros para os pequenos.
A iniciativa tem mudado a rotina de varias famílias com novos momentos de interação com os pequenos, isso porque os estudantes levam os livros para lerem em casa junto a seus pais. O que faz toda a diferença.
No Centro Municipal de Educação Infantil São Sebastião, que fica no bairro do Prado, as ações do projeto têm despertado o prazer das crianças pelo mundo dos livros, que acabam envolvendo também os pais com as histórias dos livros que levam para casa.
Para Jaqueline dos Santos, mãe da Agnes Cristiany, de 2 anos, a hora da leitura agora é sagrada.
“Está sendo uma experiência muito boa. Ter esse momento de leitura faz com que a gente tenha um momento gostoso de mãe e filha, e ela desenvolveu um interesse muito grande nos livros. Ela pega as histórias que ela ganhou, senta com a irmã dela na cama e ficam lendo uma para a outra”, relatou
Além de conectar as crianças aos seus familiares através das histórias, os momentos de leitura têm um papel fundamental na formação das crianças, como conta a responsável pela rede de bibliotecas da Semed, Simone Souza.
“A prática da leitura contribui para a ampliação do vocabulário, melhora a compreensão, interpretação de textos, estimula a criatividade e a imaginação. Ao lerem histórias, as crianças têm a oportunidade de conhecer diferentes realidades, culturas e pontos de vista, o que contribui para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes”, destacou.
Festas Literárias
Para promover o projeto “VaLER a Pena” nas escolas, as unidades realizam as “Festas Literárias”, com diversas atividades como contação de história, oficinas de pintura, desenho e modelagem utilizando uma das obras como plano de fundo, e entrega de kits de livros.
Além disso, a escola inicia a atividade da maleta viajante, onde cada criança de cada turma leva semanalmente uma maleta com um livro que elas receberam para um momento de interação e conexão entre as crianças e suas famílias através da leitura.
O projeto também continua no dia-a-dia escolar, com atividades diárias de incentivo a leitura e imaginação, como lembra a diretora do Cmei São Sebastião, Cíntia Oliveira.
“Continuando a proposta do projeto, faz parte do cotidiano da São Sebastião leituras diárias nas salas de aula, com contações de histórias coletivas uma vez por semana. Nossas crianças vão adquirindo o gosto pela leitura e vivendo várias aventuras nesse processo”, relatou
Por Secom – Maceió