×

Alagoas

Educação estadual lança concurso de remoção de professores

Teresa Melo explica como vai funcionar a remoção de professores

Estão abertas, a partir desta terça-feira (31), as inscrições para o concurso de remoção e lotação de servidores do magistério público estadual. A remoção atende aqueles professores que queiram mudar de unidade de ensino onde estejam trabalhando. Para preenchimento das vagas, o candidato ou seu procurador deverá procurar as sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), até o próximo dia 9 de fevereiro, no horário das 8h às 18h.

De acordo com a coordenadora Especial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (CEGDP/SEE), Teresa Melo, a finalidade do concurso é possibilitar o reordenamento de professores para atender as carências das unidades escolares.

Ela acrescenta que poderão participar deste concurso exclusivamente os educadores ocupantes de cargos efetivos, que não estejam no período de estágio probatório. “A relação nominal dos candidatos selecionados será divulgada no Diário Oficial do Estado e afixada nos quadros de aviso das CREs. Depois disso, teremos o prazo para recursos, que serão analisados e depois publicado o resultado final”, adianta.

Este processo de remoção obedece a determinação do PCC (Lei Estadual nº. 6.196, de 26 de setembro de 2000) e dá ao servidor o direito de melhorar sua condição de trabalho bem como motivá-lo. A partir desta iniciativa, a SEE terá uma visão global da sua carência de professores e, em seguida, fará mais dois concursos sendo um para monitores e outro para o pessoal efetivo.

Inscrições

Os candidatos precisam entregar o formulário de inscrição devidamente preenchido (em modelo próprio e fornecido no local da inscrição, no qual eles formalizarão sua opção para a escola desejada prestando todas as informações solicitadas), documento original e fotocópia autenticada do diploma de graduação.

Além disso, eles precisam apresentar a declaração fornecida pela direção da escola, informando quanto tempo trabalha na unidade de sua lotação, a disciplina que leciona e se a remoção acarretará carência; comprovante de residência em nome do candidato ou em nome de parente próximo (até o 4º grau). Nesse caso, deverá ser comprovado com cópia do demonstrativo de pagamento de 2011.

Eles também deverão entregar a certidão negativa do Núcleo de Correição Administrativa da SEE de que não se encontra respondendo a processo administrativo disciplinar e que não tenha sofrido penalidade e advertência ou suspensão, nos últimos três e cinco anos, respectivamente, contados da data da publicação deste edital. Os candidatos poderão fazer opção por até duas unidades, sempre indicando a ordem de preferência.


Mais detalhes a respeito do edital de remoção (001/2012) estão disponíveis na edição desta terça-feira no Diário Oficial do Estado por meio do endereço eletrônico http://www.imprensaoficial.al/diariooficial/listings/edicao-21-de-31-de-janeiro-de-2012.