Na manhã desta quarta-feira (13), Jair Porto reuniu-se com técnicos pedagógicos das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) para intensificar esta mobilização nas regiões para a Olimpíada, com o tema central “O lugar onde vivo”. O encontro aconteceu da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Cepa.
“A olimpíada valoriza a cultura local, incentivando professores a desenvolverem em seus alunos um olhar crítico, social, ambiental político e cultural, para o local onde vivem. A olimpíada faz o aluno se transportar para a vida daquela pessoa entrevistada e expressar, através da escrita, toda vivência do entrevistado”, explicou o técnico.
Segundo a técnica pedagógica da 12ª Gere, em Rio Largo, Marcy Cândido Cavalcante, é grande a motivação das escolas para participação na OLP. Na ocasião, ela apresentou o cronograma de formação dos professores multiplicadores na OLP, iniciado desde o último dia 30, encerrando na primeira quinzena de junho, com as escolas indígenas.
“Vamos trabalhar as oficinas por gêneros. A motivação é grande na região, onde já temos vários premiados. Em 2015, duas escolas foram destaques: a Rosineide Tereza Martins da Conceição, que chegou até a etapa semifinal, em Minas Gerais, na categoria poemas, e a Marieta Leão, que participou da final, em Brasília, na categoria memórias literárias. Mas além das premiações, as formações e os materiais disponíveis são excelentes”, declarou a técnica.
O que é a OLP
A OLP é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016.
Participam da Olimpíada, professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.
