×

Maceió

Educação especial promove formação para auxiliares de sala

Educação especial promove formação para auxiliares de sala

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Educação Especial, promoveu nesta sexta-feira (17), no auditório Paulo Freire, a formação para educadores da educação especial dos estudantes da rede. O tema proposto neste encontro foi o transtorno do espectro autista. Estiveram reunidos 150 auxiliares de sala e estagiários que atuam na educação de alunos que possuem algum tipo de deficiência.

“É importante esse momento para orientar e capacitar os auxiliares de sala. A troca de experiências entre educadores e profissionais da área enriquece nosso trabalho e ajuda no desenvolvimento educacional e social dessas crianças especiais”, avaliou Neusa Scortegagna, coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed.

Para falar sobre o assunto, foram convidadas Daniela Rodrigues Dos Santos, pedagoga e psicopedagoga, e Juliana dos Santos Aureliano, terapeuta educacional especialista em neuroaprendizagem. As profissionais foram cedidas pela Associação Pestalozzi de Maceió.

A escolha do autismo como tema central da discussão se deve à atualidade e complexidade do transtorno, cada vez mais recorrente nas escolas da rede.

Atualmente, a rede municipal de Educação de Maceió conta com 2.314 crianças especiais, das quais, 230 têm diagnóstico de autismo. Os encontros acontecem mensalmente, com temas diversos e se baseiam no Guia da Educação Especial, lançado durante o seminário de Volta às aulas, realizado no mês de abril, no Centro de Convenções. Os tipos de deficiência englobam natureza intelectual, física, visual, auditiva, surdez, cegueira ou múltiplas.