×

Alagoas

Educação e Ifal farão parceria na capacitação de professores

Valéria Barros diz que objetivo é alavancar qualidade de ensino

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) serão parceiros em ações de capacitação de professores, fortalecimento do ensino profissionalizante e fomento à iniciação científica. O termo que estabelece a cooperação mútua entre as duas instituições foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas esta semana.

No processo de parceria, caberá ao Ifal ministrar cursos para capacitação de profissionais da educação; ofertar programas de extensão e divulgação científica e promover ações que fortaleçam a integração entre educação básica, educação profissional e superior. Já a SEE será responsável pela concessão de espaços nas escolas da rede pública para o desenvolvimento dos projetos e fomento à participação de alunos e professores nas ações.

Segundo a superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Valéria Barros, a cooperação tem como objetivo alavancar a qualidade do ensino nas escolas da rede pública estadual e evitar a evasão escolar, além de melhorar o desempenho do estado no Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (IDEB).

“Pretendemos ampliar o acesso do aluno ao Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo não só a matrícula, mas a permanência do estudante no ambiente escolar por meio da introdução de novas tecnologias. Outra ação de incentivo à continuidade dos estudos do jovem será a sua articulação com o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes que o permita vislumbrar crescimento na sua vida pessoal”, destaca a superintendente.

Valéria ainda ressalta o papel da cooperação na capacitação de professores da rede pública estadual, tanto no segmento inicial, para os docentes que possuem apenas o nível Médio (antigo magistério), quanto para os professores com formação superior que desejem dar continuidade aos seus estudos

“Formação de professores é uma política educacional prioritária para a SEE e a experiência do IFAL neste segmento será fundamental, visto que o órgão, tradicionalmente, é um formador de docentes de Ciências Exatas, área onde registramos a nossa maior carência de profissionais” frisa a superintendente.

Objetivo comum – O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, também salientou a importância da colaboração para a melhoria da educação em Alagoas. “Pretendemos ampliar uma parceria que já existe, pois, ambos os órgãos possuem um objetivo em comum que é ofertar a melhor educação para os alagoanos”, pontua.

Teixeira informou que uma das primeiras ações da cooperação serão as atividades de capacitação envolvendo alunos formandos dos cursos de Licenciatura do Ifal e professores da rede estadual com formação em nível médio.