Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) leva às escolas da rede estadual de Maceió uma série de palestras que visa trabalhar o combate às drogas por meio da conscientização dos jovens acerca dos malefícios do consumo de entorpecentes. As ações começaram na última segunda-feira (14) e prosseguem até esta sexta (17).
As atividades estão inseridas no Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) da Esmal e contam com ao apoio da Secretaria de Educação. A ação consiste em uma série de palestras nas escolas, tendo como público-alvo principalmente os alunos do ensino médio. Ao todo, 800 alunos participarão das palestras durante os quatro dias de atividade.
Conceição Marques, técnica da Diretoria de Desenvolvimento da Gestao das Unidades de Ensino, é responsável pelo acompanhamento do programa na SEE. Ela disse que a abordagem interativa sobre o tema é um dos destaques da iniciativa, que prima pela prevenção.
“Nestas palestras, nossos alunos podem discutir a temática de forma aberta, ficando à vontade para fazer perguntas. Algo muito interessante nestes debates é que os palestrantes ressaltam muito o perigo das drogas consideradas lícitas, a exemplo do cigarro e do álcool, uma questão para a qual nem sempre as pessoas atentam”, observou Conceição Marques.
O psicólogo Keginaldo Paiva, policial federal aposentado e um dos palestrantes do evento, reforça esta convicção: segundo ele, a maioria dos jovens entra no mundo das drogas por meio do uso do álcool. “Muita gente pensa que a maconha é a droga que mais atrai a atenção dos adolescentes, mas a experiência mostra que a porta de entrada das drogas é a bebida alcoólica, a cerveja e a cachaça, por incrível que pareça”, afirmou.
Em palestra realizada na última quarta-feira (15), na Escola Estadual Dom Adelmo Machado, no Vergel, Keginaldo passou orientações sobre o tema e interagiu com os alunos.”Eles demostraram muita curiosidade sobre o tema”, destacou.
Programação
Nesta quinta-feira (16), o evento teve continuidade com palestra na Escola Estadual Maria Ivone, no Tabuleiro do Martins, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar de Alagoas (Proerd-PM/AL). Nesta mesma semana, a coronel Valdenize Ferreira, coordenadora do programa, também proferiu palestra na Escola Estadual Gilvana Ataíde, localizada na Rua Elielma Oliveira Santos, no bairro da Santa Lúcia.
O calendário de prevenção e combate ao uso de drogas do PCJE termina no dia 17, às 9 horas, com palestra na Escola Estadual Álvaro Victor, localizada no Vergel do Lago. O evento de encerramento será comandado pelo magistrado André Gêda Peixoto Melo e por Willian Leite, ex-dependente químico que realiza palestras de conscientização em escolas públicas. A estimativa é que 180 alunos marquem presença nessa atividade.
