Trabalho tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
A proximidade de 2016 suscitou uma reunião de planejamento de todos os setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesta terça-feira (1º), diretores e coordenadores se reuniram para organizar as ações da pasta e unificar o trabalho oferecido pela Semed, seja na área administrativa ou pedagógica. O trabalho tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que acompanha as atividades da Secretaria, através de convênio.
De acordo com a coordenadora do Pnud na Semed, Paola Barbieri, a eleição dos novos diretores, com a preocupação de oferecer o curso de gestão, irá propiciar um novo momento na educação pública. “Estamos construindo o planejamento para 2016 e, para isso, promovemos um intercâmbio de departamentos. Iremos criar um manual e um guia de gestão escolar para a rede da Semed”, explica Paola. O pleito acontece no próximo dia 17 e a posse dos novos diretores está marcada para 11 de janeiro.
A programação terá uma segunda etapa, nos dias 7 e 9 de dezembro, após organização de documentos para fechar esse planejamento. “Temos casos em que mais de um departamento realiza a mesma atividade, daí a necessidade de unir esses setores para unificar as ações. É preciso haver uma visão integrada”, complementa Paola Barbieri.
Como exemplo, ela cita os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Programas Especiais e o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Caica) que, apesar de terem o mesmo foco, que é o da proteção à criança e ao adolescente, realizam ações distintas.
Da mesma forma, os departamentos de Matrícula e o de Normas e Legislação também têm atividades semelhantes, mas não executam ações conjuntas. Ao final das reuniões, serão apresentados cadernos pedagógicos, que servirão como norteadores das ações da Semed. Um dos principais objetivos do trabalho é organizar a gestão da secretaria, com redução da evasão escolar. “Todo o trabalho será fundamental na supervisão escolar”, conclui Paola.
