Na manhã desta quarta-feira, 21, no auditório Professora Hermínia Caldas, os técnicos e professores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) participaram de uma Roda de Conversar intitulada ‘A questão dos Direitos Humanos na produção textual dos alunos: por uma escrita consciente’. A atividade contou com a apresentação do professor e doutor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ricardo Nascimento Abreu.
Para a diretora do Serviço de Educação em Direitos Humanos, Josevanda Franco, esse encontro foi um momento de trocas de conhecimentos e reflexões. “O trabalho do professor Ricardo Nascimento Abreu é estabelecer essa relação entre a produção textual e as temáticas dos direitos humanos”, destacou.
Segundo Abreu, é extremamente importante pensar a educação no que se refere à cidadania e consequentemente, que os docentes entendam e conheçam mais sobre as temáticas relacionadas aos direitos humanos.
Produção textual e direitos humanos
O objetivo da atividade é estimular o entendimento às novas exigências impostas pelas avaliações de larga escala no que se refere ao ensino da produção textual dos alunos, levando em consideração as premissas contidas na Educação em Direitos Humanos.
“A inserção dessa temática nas escolas é algo ainda recente. Dessa maneira, o departamento de Direitos Humanos da Seed não tem só o compromisso de intermediar conflitos que apareçam nas escolas, mas tem também uma função pedagógica de instituir uma cultura de Direitos Humanos nas escolas”, afirmou Abreu.
A Roda de Conversas é uma iniciativa do Serviço de Educação em Direitos Humanos, realizada por meio do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania. “A formação continuada é um dos pilares do trabalho da Seed. Os professores precisam de atualização e se apropriarem de um volume de conhecimentos que possam garantir uma melhoria na qualidade dos serviços educacionais e consequentemente na qualidade do ensino”, finalizou Josevanda.