Nesta terça-feira (24), técnicos da Secretaria de Estado da Educação estiveram reunidos com lideranças comunitárias da região do Tabuleiro dos Martins para a apresentação dos cursos ofertados pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.
A unidade de ensino, localizada na Colina dos Eucaliptos, vai qualificar estudantes regularmente matriculados no ensino médio rede estadual de ensino, sobretudo aqueles que residem no entorno Tabuleiro dos Martins. O espaço será inaugurado ainda no mês de agosto.
Inicialmente, os estudantes podem optar pelo Projetur, que oferta 120 vagas em cursos na área do turismo: camareira, auxiliar de cozinha e mensageiro. A carga horária é de 200 horas, com aulas de segunda à sexta-feira, durante toda a manhã.
A unidade também está ofertando o Wilivro, que orienta jovens na busca pela primeira experiência profissional. Serão ministrados três módulos, cada um com vinte horas, sobre os temas qualidade no atendimento, ética e cidadania e preparação para o primeiro emprego. Serão disponibilizadas 400 vagas, distribuídas em turmas com 20 ou 30 alunos.
“Os cursos do Centro profissionalizante vão proporcionar a abertura do campo de trabalho para os jovens e tirá-los da ociosidade. Este espaço já fazia parte dos anseios da comunidade, estamos recebendo com muita satisfação”, comemora o líder comunitário Carlos Victor Araújo.
A representante da Superintendência de Políticas Educacionais da SEE, Nilce Mendonça, afirma que o apoio das lideranças comunitárias é fundamental para a disseminação da unidade profissionalizante e tecnológica.
“Já fizemos um trabalho de divulgação junto a Coordenadorias Regionais de Educação e diretores escolares. Contudo, esses representantes também têm um papel extremamente importante, serão nossos interlocutores junto a comunidade. São eles que vão fazer o chamamento e ajudar a despertar o interesse dos jovens”, diz Nilce.
Matrícula
Para se matricular nos cursos profissionalizantes é necessário que o interessado tenha, no mínimo, 16 anos, esteja cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental em escola da rede estadual ou tenha concluído seus estudos na mesma rede de ensino. A matrícula deve ser feita no Centro de Educação, com a apresentação de documento de identidade, CPF, comprovante de residência, encaminhamento da escola ou associação comunitária.
Os alunos menores de idade devem se matricular acompanhados dos pais ou responsável. O telefone para informações é o (82) 3315-4143.
