O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder), da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) realiza o II Seminário Sobre Diretrizes Curriculares. O evento, marcado para o próximo dia 20, no auditório Paulo Freire, na Semed, irá contar com a participação do vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio de Araújo, mestre em Educação e doutorando na área, que fará uma explanação sobre a importância da Lei Federal 10.693/03, bem como o seu efetivo cumprimento.
A Lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e inclui no currículo a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. O objetivo do seminário é orientar aos diretores das unidades de ensino da Rede Pública Municipal quanto ao cumprimento da legislação.
A coordenadora do Neder, Rosário de Fátima, explica que evento semelhante foi realizado em 2010. Entretanto, como a Rede de ensino da capital cresceu desde então, algumas unidades de ensino não têm a temática em sua grade curricular. “Por isso, nosso público-alvo são os diretores das escolas, os coordenadores e os representantes dos professores, os quais devem participar deste seminário”, explica Rosário.
De acordo com Rosário, a lei federal perpassa as instituições de ensino superior. “A legislação estabelece as disciplinas nas áreas de arte, história e literatura”, acrescenta Rosário. O seminário está marcado para acontecer das 8h30 às 16h, na próxima terça-feira (20) e será a oportunidade para que todas as escolas se sensibilizem e tomem consciência da importância de se trabalhar essa temática em toda a escola. Estão previstos debates, exposições sobre as experiências adquiridas na área, bem como trabalhos que atestem a importância do ensino junto à comunidade atendida.