A convite da direção do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez Joelina Alves Cerqueira (CAS), a secretária executiva da Educação, Laura Souza, acompanhada do superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa e da gerente de Diversidades e Modalidade da Educação Básica, Fátima Rebelo, conheceu a estrutura da unidade nesta sexta-feira (23). O propósito da visita foi avaliar a possibilidade de ampliação do atendimento do centro.
De acordo com a diretora do CAS, Luciana Tenório, o espaço conta atualmente com quatro salas de aula e espaços de apoio que beneficiam 350 alunos. O centro oferta 144 atendimentos especializados, formação continuada e cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para professores das redes públicas municipais e estadual, além de realização de oficinas de artes para familiares ou acompanhantes dos alunos. Ela informou também que 19 municípios utilizam a estrutura do Centro, inclusive Maceió, e que ainda há demanda a ser atendida.
“Temos uma equipe qualificada, comprometida e unida. Nossa estrutura atende ao público atual, com necessidade de alguns reparos, mas o maior desejo do nosso grupo é ampliar a oferta, ampliar o atendimento, pois estamos numa região centralizada e já somos referência para diversas escolas polos”, declarou.
Encaminhamentos
Após analisar instalações e serviços, a secretária confirmou o apoio. “Verificamos que o Centro está em boas condições. A Seduc vai trabalhar para proporcionar este atendimento e ampliar a oferta”, afirmou Laura Souza.
Os primeiros encaminhamentos foram definidos durante a visita. Dentre eles: estabelecimento de uma Política de formação continuada a partir dos três Centros de Educação Especial da Rede Estadual – CAS, Cyro Accioly e Wandete Gomes de Castro; certificação dos cursos realizados nos Centros pela Seduc; articulação com a Política de Educação Profissional; além da inclusão e fortalecimento deste atendimento junto ao regime de colaboração estabelecido entre a pasta e os municípios alagoanos.
“Foi muito importante conhecer e ouvir as necessidades frente ao serviço e as atividades aqui desenvolvidas. O CAS está de parabéns”, afirmou o superintendente Ricardo Lisboa.
