Primeira ação do mês de março nas comunidades de Penedo foi produzida pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam), do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), durante esta semana, na terça e quarta-feira (10 e 11). Na programação: oficina, Cinema Ambiental e esclarecimentos de dúvidas a respeito da proteção ao meio ambiente.
Como início, os moradores do povoado Murici participaram da oficina de sabão ecológico em que puderam conhecer o processo de saponificação. O principal elemento utilizado para a atividade é o óleo de cozinha que já foi usado, com isso, a população local aprende sobre reutilização e descarte correto desse material.
“Eu achei interessante reutilizar o óleo que seria jogado e estaria degradando o meio ambiente. Agora podemos reutilizar ele de uma forma sustentável e até economizar nos produtos em casa. Muita gente aqui da comunidade não conhecia esse produto e agora vai estar podendo utilizar no dia a dia, nos afazeres domésticos”, relata Paulo Henrique Almeida, morador e diretor da Associação do povoado Murici.
Além de ensinar o passo a passo e chamar um morador para fazer sabão diante da comunidade, a equipe de Educação Ambiental distribuiu amostras do sabão ecológico e a receita. O morador Paulo Henrique Almeida ainda comentou que as ações feitas pelo IMA são necessárias à comunidade para que possa haver sensibilização sobre as causas socioambientais.
“Através desse tipo de ação a comunidade pode abrir os olhos para tentar reutilizar não só o óleo como foi ensinado hoje, mas também outras coisas, outros produtos. Muitas dessas pessoas são mães de família que passam o dia em casa e agora, através dessa oficina, elas estão adquirindo conhecimento”, finaliza o morador.
Ao fim da oficina, o Cinema Ambiental exibiu um documentário sobre as tartarugas marinhas que despertou interesse e curiosidade das crianças que estavam presentes.
