×

Sergipe

Editora do Estado completa 7 anos e inova para atrair mais leitores

Estimular e divulgar a produção científica e cultural sergipana é o objetivo da Editora do Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise), que completa sete anos. Com o acesso às obras cada vez mais facilitado, a Editora empenha seus esforços para assegurar a visibilidade dos autores sergipanos nos mercados estadual, nacional e internacional.

Há dois anos, a editora passou a vender seus títulos na plataforma online, no site da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), da qual faz parte. Já no ano passado, iniciou o processo de conversão de livros publicados impressos em e-books para downloads gratuitos. O objetivo é proporcionar inclusão social, já que nem todos os leitores podem comprar os livros.

Para o diretor administrativo-financeiro da Segrase, Mílton Alves, o empenho da Edise se dá em criar ferramentas que facilitem o acesso dos leitores às produções e assegurem o fomento à literatura sergipana. “Esses sete anos da editora representam um valioso ganho para a literatura do estado porque os autores têm, nela, um instrumento de base de divulgação de seus trabalhos dos campos social, educacional, político e econômico”, comemora.

A Edise edita livros preferencialmente de autores sergipanos após avaliação do conselho editorial, além de outras publicações, como a revista cultural Cumbuca. Ao longo desses sete anos, já lançou 109 publicações.

E-books

Os e-books são mais do que uma versão digital do livro impresso e possuem uma linguagem própria, como explica o designer gráfico da editora, José Clécio. “Não é apenas o pdf. do livro disponível no site, há uma edição gráfica com acréscimo de recursos, porque os e-books propiciam uma leitura diferente, mais interativa”.

Até agora a Edise publicou cinco e-books. Dentre eles, “Entre Papéis e Lembranças: O centro de educação e memória do Atheneu Sergipense e as contribuições para história da educação”, de Eva Maria Siqueira Alves.

Para Eva, disponibilizar o conteúdo para download gratuito é uma ótima estratégia para alcançar o principal objetivo do autor: tornar seu trabalho conhecido. “O autor não enriquece monetariamente com a venda das publicações, mas enriquece com a divulgação interminável dos seus escritos, quando atinge um número ilimitado de leitores por meio do e-book”, pondera.