Programa da Seagri visa melhoramento genético do rebanho de ovinos em Alagoas
Os municípios do Sertão alagoano interessados em aderir ao Programa Alagoas Mais Ovinos devem acessar a página na internet da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) para conferir o edital, entregar sua proposta e fazer adesão ao programa. O endereço eletrônico é o www.agricultura.al.gov.br.
As prefeituras interessadas também podem entregar suas propostas na sede da Seagri em Maceió ou em um de seus escritórios regionais até o dia 31 de maio. Os escritórios regionais do Sertão funcionam em Batalha, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
Módulos para 28 municípios sertanejos
O edital prevê a instalação de módulos em 28 municípios sertanejos, quantidade planejada para 750 famílias de agricultores de baixa renda preferencialmente com Declaração de Aptidão ao Pronaf e que já tenham aptidão para criação de animais, ou assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas.
Cada módulo do Alagoas Mais Ovinos atende grupos de 25 famílias, localizadas próximas umas das outras. Cada uma das famílias receberá a cessão de 7 animais ovinos fêmeas e um macho reprodutor para um grupo de 4 famílias. Ao todo, serão mais de 5 mil animais.
Assistência técnica e curso de capacitação
“Os agricultores cadastrados também vão receber assistência técnica específica do programa, cursos de capacitação e formação de campos demonstrativos de forragens”, explicou o zootecnista Sílvio Azevedo, gestor do Programa Alagoas Mais Ovinos.
“Atualmente, as carnes de ovinos encontradas no Estado são decorrentes de animais sem nenhuma padronização, de baixa qualidade e abatidos em idade avançada. Para que este quadro seja revertido, faz-se necessário a adoção de práticas de manejo adequadas, bom suporte nutricional e, principalmente, o melhoramento genético de nosso rebanho, e todas essas ações estão contempladas pelo Alagoas Mais Ovinos”, explicou Sílvio Azevedo.
Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (82) 3315-3646 / 3315-3670 (Maceió), 3531-1103 (Batalha), 3321-8247 (Santana do Ipanema) e 3641-5405 (Delmiro Gouveia).
