×

Alagoas

Edital para “Alagoas Mais Ovinos” está na internet

Programa da Seagri visa melhoramento genético do rebanho de ovinos em Alagoas

Os municípios do Sertão alagoano interessados em aderir ao Programa Alagoas Mais Ovinos devem acessar a página na internet da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) para conferir o edital, entregar sua proposta e fazer adesão ao programa. O endereço eletrônico é o www.agricultura.al.gov.br.

As prefeituras interessadas também podem entregar suas propostas na sede da Seagri em Maceió ou em um de seus escritórios regionais até o dia 31 de maio. Os escritórios regionais do Sertão funcionam em Batalha, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

Módulos para 28 municípios sertanejos

O edital prevê a instalação de módulos em 28 municípios sertanejos, quantidade planejada para 750 famílias de agricultores de baixa renda preferencialmente com Declaração de Aptidão ao Pronaf e que já tenham aptidão para criação de animais, ou assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas.

Cada módulo do Alagoas Mais Ovinos atende grupos de 25 famílias, localizadas próximas umas das outras. Cada uma das famílias receberá a cessão de 7 animais ovinos fêmeas e um macho reprodutor para um grupo de 4 famílias. Ao todo, serão mais de 5 mil animais.

Assistência técnica e curso de capacitação

“Os agricultores cadastrados também vão receber assistência técnica específica do programa, cursos de capacitação e formação de campos demonstrativos de forragens”, explicou o zootecnista Sílvio Azevedo, gestor do Programa Alagoas Mais Ovinos.

“Atualmente, as carnes de ovinos encontradas no Estado são decorrentes de animais sem nenhuma padronização, de baixa qualidade e abatidos em idade avançada. Para que este quadro seja revertido, faz-se necessário a adoção de práticas de manejo adequadas, bom suporte nutricional e, principalmente, o melhoramento genético de nosso rebanho, e todas essas ações estão contempladas pelo Alagoas Mais Ovinos”, explicou Sílvio Azevedo.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (82) 3315-3646 / 3315-3670 (Maceió), 3531-1103 (Batalha), 3321-8247 (Santana do Ipanema) e 3641-5405 (Delmiro Gouveia).