×

Cultura

Edital de Pontos de Cultura foi lançado no Centro de Convenções

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lançou oficialmente, na manhã desta sexta-feira, (22) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o 2º edital de Seleção para Pontos de Cultura. O edital publicado no Diário Oficial do Estado é fruto da parceria entre o Governo de Alagoas e o Ministério da Cultura (Minc).

Nesta segunda edição, estão disponibilizadas 20 vagas para instituições que pretendem se tornar Pontos de Cultura em Alagoas. O período da inscrição é de 22 de novembro a 13 de Janeiro de 2014.

O objeto de edital é apoiar, por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Cultura Viva – Pontos de Cultura, 20 propostas de caráter cultural, de instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, que contribuam para a inclusão social e para a construção da cidadania.

O certame também terá foco nas prioridades do Programa Juventude Viva. De acordo com o representante do Ministério da Cultura e chefe da Representação Regional Nordeste/MinC, Gilson Matias, está é a primeira experiência no país envolvendo os programas de Pontos de Cultura e Juventude Viva.

“Alagoas sai na frente com o lançamento deste segundo edital para Pontos de Cultura, principalmente, por ter suas ações voltadas para o Programa Juventude Viva”, destacou.

O secretário de estado da Cultura, Osvaldo Viégas ressaltou que desde 2010 o Estado dispõe de 20 Pontos de Cultura, desenvolvendo atividades. “Com a realização desse edital que tem adequações para o Programa Juventude Viva, a Secult visa também contribuir para a diminuição dos índices de violência registrados no Estado. Os Pontos de Cultura têm papel importante, pois são instituições que contribuem na inclusão social nas comunidades onde atuam”, afirmou.

De acordo com a superintendente de Formação e Difusão Cultural, da Secult Catarina de Labouré, os novos Pontos de Cultura integrarão a Rede Alagoana de Pontos de Cultura. “A Rede Alagoana de Pontos de Cultura é constituída pelas instituições selecionadas, onde ocorre articulação da convivência e troca de saberes e experiências entre as comunidades beneficiadas”, afirmou.

O lançamento contou com a participação dos representantes da Rede Nacional de Pontos de Cultura, do Programa Juventude Viva e do Sebrae. Participaram também gestores de Pontos de Cultura de diversas regiões do estado e secretários municipais de Cultura.