O economista e sociólogo austríaco Paul Singer, radicado no Brasil há 59 anos, agradeceu a oportunidade de conhecer o quanto a economia solidária cresceu em Alagoas. “É uma grata surpresa ver o vigor que a economia solidária chega aos municípios. Ver essa preocupação com a felicidade das pessoas”.
“Num belo dia, fui convidado para uma reunião na sede da ONU, em Nova Iorque”, conta o secretário nacional de Economia Solidária. “Eles queriam uma forma de incorporar a felicidade ao Produto Interno Bruto (PIB), uma espécie de Felicidade Interna Bruta (FIB). Aceitei o desafio. Fui professor de economia durante 40 anos e nunca me veio a ideia e incorporar a felicidade à economia”, confessou Paul Singer.
No Butão, país localizado na Cordilheira do Himalaia, existe uma forma de determinar a felicidade em nove denominações diferentes. “Atualmente o Instituto Galupp faz anualmente a medição da felicidade em 200 países. O vigor da sua comunidade, a qualidade dessa coisa que você está inserido é a base na sua felicidade”, destacou o economista.
Citando a tese defendida pela antropóloga Susan Andrews, no livro A Ciência da Felicidade, Paul Singer disse que a felicidade é produzida coletivamente, nunca sozinha. “A felicidade dentro da família, do trabalho é contagiosa, assim como a infelicidade também é”.
Segundo Paul Singer, toda essa história sobre felicidade tem muito a ver com economia solidária. “Queremos recuperar a dignidade de todos. Com o capitalismo e a exclusão social a pessoa perde a dignidade. Isso aprendi no Butão”.
“A economia solidária é uma maneira de ser feliz, porque ela é essencialmente democrática. Nunca vivemos uma época, como agora, de tamanha democracia. As últimas ditaduras estão caindo”, exemplificou.
Para o economista, a economia solidária está junto a outras inovações. “Não estamos sozinhos. A economia solidária em si mesma não está completa, e isso é muito bom. Não podemos ter um padrão para tudo. Cheguei à conclusão de que a economia solidária tem a mesma cara em todos os lugares”.
“O segredo é está aprendendo continuamente com as pessoas que você gosta, e que também gostem de você. Estamos praticando isso. Isso é felicidade”, concluiu Paul Singer.