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Negócios/Economia

Economia digital ganha força durante a pandemia

E-commerce mundial cresceu significativamente durante a pandemia

Sem clientes, não há negócios, e reter clientes fiéis nunca foi tão importante como agora, diante da urgente adaptação das empresas ao ambiente virtual. De fato, durante o período de pandemia da Covid-19, investir no relacionamento positivo com os clientes é uma das decisões mais sábias para posicionar uma marca e aumentar a fidelização.

Se por um lado a atual crise sanitária causou danos graves aos negócios físicos, por outro abriu muitas oportunidades em diversos segmentos digitais. Os sites de comércio eletrônico, por exemplo, procuraram investir na melhoria da usabilidade para proporcionar uma experiência de navegação mais completa, ampliando as ofertas de produtos, as formas de pagamento e a logística. De acordo com o Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia todos os tipos de pagamentos das vendas no varejo, as transações pelo e-commerce cresceram 75% em maio, com uma média de crescimento de 48% em três meses (março, abril e maio), em comparação aos 14% registrados no primeiro trimestre.

O segmento do entretenimento virtual também procurou ajudar as pessoas a atravessar melhor essa rotina de confinamento, criando iniciativas como a disponibilização de conteúdo gratuito pelas operadoras de TV por assinatura, lives de artistas nas redes sociais, entre outras. Como tal, os principais sites de cassino online também investiram na suas operações com base em bônus e benefícios para transformar clientes em fãs leais, ou ainda atrair novos apostadores em busca de diversão, além de uma renda extra neste período de crise.

No universo da produção de conteúdo, os principais portais de notícias do Brasil demonstraram que, ao longo deste ano, o número de acessos aos seus conteúdos online tem batido recordes de audiência. Grandes veículos disponibilizaram parte das suas publicações para não-assinantes, principalmente as que trazem informações importantes sobre a crise sanitária. Já alguns criadores e influenciadores digitais têm disponibilizado materiais com temas além da pandemia, com o objetivo de levar aos leitores conteúdo mais leve e divertido.

Sob o aspecto do social commerce, plataformas que antes eram usadas somente para a comunicação entre amigos e familiares acabaram por abrir espaço para os negócios online. Os grupos do Facebook, Messenger, Instagram Direct ou mesmo o WhatsApp passaram a ser amplamente utilizados como canais de vendas, para divulgação de produtos, atendimento, consultas, aulas e resolução de problemas, em substituição a outros meios tradicionais.

Mas o papel da Internet durante a pandemia foi muito além da substituição dos negócios físicos, do entretenimento e da informação. As empresas utilizaram o ambiente virtual principalmente para demonstrar responsabilidade social, o que neste momento foi fundamental para conquistar o consumidor. Muitas empresas apoiaram causas sociais, criaram projetos para ajudar comunidades e minorias, direcionaram recursos aos setores de saúde para intensificar o combate à Covid-19, entre outras iniciativas. Estas ações para atenuar os efeitos da crise demonstraram a preocupação com o cliente e deixaram de lado a visão unilateral do lucro. Com isso, as marcas certamente sairão fortalecidas e marcarão a memória das pessoas com uma boa impressão.

Definitivamente, a crise gerada pela Covid-19 acelerou a transformação digital e permitiu novas experiências ao público. Alguns consumidores que não se sentiam confortáveis com as compras pela Internet tiveram que adaptar seus comportamentos à digitalização durante a pandemia. A partir deste novo momento, as empresas precisam investir em estratégias de marketing digital para ampliar cada vez mais suas atuações no ambiente online e acelerar a retomada dos seus negócios com base na presença digital.