ECA jogará pelo empate no último jogo
Na tarde deste sábado (31), aconteceu o primeiro jogo entre ECA (Esporte Clube Alagoas) e Universal pela final do Campeonato Alagoano de Futebol Feminino. O jogo foi bastante equilibrado no meio campo e com poucos momentos de emoção.
Mesmo assim, o ECA venceu a partida por 2 a 1 de virada com gols de Sílvia para o Universal, Dayse e Jéssica marcaram para o ECA, todos no primeiro tempo. O resultado coloca o ECA em vantagem no segundo jogo, precisando apenas de um empate para conquistar o título da competição. Em caso de vitória do Universal por um gol de diferença o título será definido nas cobranças de pênaltis.
O segundo jogo entre as equipes acontece no próximo sábado (07), às 14h30, no estádio Adalberto Cavalcante, em Porto Real do Colégio. O campeão do campeonato vai levar o troféu Industrial José Carlos Lyra, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
O JOGO
Logo no início da partida a defesa do ECA cometeu um erro fatal na saída de bola e ficou aguardando uma definição do meio campo a atacante Silvia do Universal foi mais esperta tocando para com tranquilidade para as redes abrindo o placar, Universal 1 a 0.
Após a abertura do placar o Universal, passou a jogar com uma postura defensiva esperando, o ECA sair para o ataque, para em seguida tentar o contra golpe. Aos 5 minutos o Universal teve uma grande oportunidade para ampliar a vantagem, com a jogadora Galega, que em grande lance individual passou por duas marcadoras e arriscou o chute a bola passou perto do travessão.
A primeira grande oportunidade do ECA, saiu aos 18 minutos, depois de uma bela jogada da camisa 10, Dayse, encontrando a jogadora Marciana livre de marcação, no momento do chute a atleta acabou sendo travada perdendo a grande oportunidade.
O ECA passou a jogar com uma postura mais ofensiva, as meninas passaram a acreditar mais no gol de empate e começaram a pressionar o Universal que foi obrigado a jogar em seu campo de defesa. De tanto insistir, o ECA chegou ao empate aos 33 minutos com a jogadora Dayse concluindo um chute cruzado, onde a goleira Wilma acabou espalmando e com o gol aberto a camisa 10 do ECA, teve apenas o trabalho de concluir, empatando a partida.
Depois do empate, o Universal tentou criar algumas jogadas, mas a postura do ECA, estava prejudicando o rendimento de várias atletas do time de Porto Real do Colégio. Aos 40 minutos o representante da capital, chegou à virada no placar, depois de uma boa trama no ataque que começou com um lindo passe da jogadora Dayse, a atacante Jéssica arriscou de fora da área, marcando um lindo gol no final da primeira etapa. ECA 2 a 1.
No segundo tempo, o Universal entrou disposto a tentar o empate. No primeiro lance da segunda etapa, a atacante Cristina perdeu uma excelente oportunidade de frente com a goleira Andréa, mas acabou se atrapalhando no momento do chute.
A partida passou a ficar bastante disputada, com várias faltas marcadas na metade do segundo tempo. Mesmo assim, o ECA pressionou, tentando marcar o terceiro gol, mas a defesa do Universal estava mostrando muita segurança na partida.
O Universal apostava nas saídas rápidas da jogadora Galega, que recebeu forte marcação das defensoras do ECA. Depois de um cruzamento da esquerda a bola chegou até a camisa 10 Silvia, que perdeu a maior oportunidade da segunda etapa, a goleira Andréa fez a defesa no reflexo garantindo a vitória parcial do ECA.
Aos 32 minutos, a pequena torcida do ECA presente ao estádio Severiano Gomes Filho, comemorou o gol da jogadora Kelly, mas o árbitro José Arthur, marcou impedimento, invalidando o terceiro gol do ECA na partida.
Com resultado a seu favor, o ECA passou a administrar o resultado depois dos 35 minutos. Os lances aconteciam, mas o ritmo das meninas em campo passava a impressão que o time estava satisfeito com o resultado. O Universal ainda tentou nos lances de velocidade chegar ao empate, mas a falta de pontaria acabou contribuindo com a permanência do resultado.
FICHA TÉCNICA
ECA 2 x 1 Universal
Campeonato Alagoano de Futebol Feminino (1º Jogo – Final)
Local: Estádio Severiano Gomes Filho, Maceió (AL)
Data: 31 de Outubro de 2009, Sábado
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: José Arthur
Assistentes: Henrique Eduardo e Rondinelli Alves
4º Árbitro: Carlos Kiese
Cartões Amarelos: Vera, Dayse (ECA), Tatá (Universal)
Cartão Vermelho:
Gols – Silvia (Universal) 1′, Dayse (ECA) 33′, Jéssica (ECA) 41′ – 1º Tempo
ECA – Andréa, Adriana (July), Gilmara, Vera e Índia; Bel (Juliana), Marciana, Valquíria e Dayse; Jéssica e Kelly. Técnico: Edmilson Tavares
Universal – Wilma, Kakaê (Neide), Tatá, Fernanda e Mara; Mary (Jessí), Vega, Galega e Sílvia; Neguinha e Cristina. Técnico: Antônio Carlos
• O campeonato permite cinco substituições por jogo
