Uma operação conjunta foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira, 26 de dezembro, na região do Camartelo, uma comunidade localizada na parte baixa do município de Penedo. Guarnições da Polícia Militar e da Polícia Civil deram cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão.
De acordo com informações policiais, a operação, que recebeu o nome de Têmis, teve como alvo suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e homicídios registrados na cidade de Penedo.
Ainda segundo a polícia, durante a operação, três indivíduos foram presos e foram apreendidos 8 telefones, 1 revólver calibre 38, 12 munições, 17 papelotes de substância análoga à cocaína e R$ 659 em dinheiro. O nome dos suspeitos não foi informado devido à Lei de Abuso de Autoridade.
Participaram da operação um total de 19 equipes do 11º Batalhão de Polícia Militar, por meio do P2, da 9ª CIA e da 1ª CIA; do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Delegacia Regional de Penedo. Os trabalhos foram coordenados pelos delegados Alexandre Leite e Rômulo Andrade, além do comandante e do subcomandante do 11º BPM, tenente-coronel Silvio Cesar e major Jercio, respectivamente.
A operação recebeu o nome de Têmis em referência à deusa da justiça na mitologia grega. Têmis é simbolizada com os olhos vendados e segurando uma balança, representando a imparcialidade e o equilíbrio nos julgamentos. Ela era a guardiã da lei, dos juramentos dos homens e conselheira dos deuses, sendo invocada em julgamentos para garantir a justiça. O nome reflete o objetivo da operação de aplicar a lei de forma justa e combater o crime.