×

Penedo

Durante fiscalização no Centro de Penedo, bombeiros do 6º GBM apreendem fogos

Comercialização estava em desacordo com as disposições do Exército

Com o período junino, a comercialização de fogos de artificio aumenta significativamente. Com isso, os riscos de acidentes também. Buscando garantir a segurança da comunidade, bombeiros do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (6º GBM) intensificaram as fiscalizações.

Para vender fogos, os comerciantes devem cumprir uma série de exigências, inclusive, projeto contra incêndio e pânico aprovado pelo CBM/AL. Além disso, possuir extintor de água com dez litros de capacidade e extintor de pó com seis quilos.

E nesta terça-feira (23), equipes fiscalizaram diversos pontos de vendas em Penedo e conseguiram detectar um comerciante em desacordo com as normas exigidas.

Dezenas de caixas de fogos foram apreendidas no estabelecimento do comerciante Edvânio Nunes Costa, localizado na Praça Alberto Menezes, Centro.

De acordo o Corpo de Bombeiros, o comerciante estava infringindo o Regulamento do Exército para Produtos Controlados (R-105). Com isso, todo o material foi apreendido e levado para o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM).

Mudança de local

Por anos o comércio de fogos em Penedo acontecia em barracas localizadas na Praça Alberto Menezes. Porém, com a explosão de uma em 2013, ocasionada depois que três pessoas invadiram o comércio supostamente para roubar, o local foi transferido. Nesta explosão morreu um jovem que teve seu corpo totalmente queimado.

Para segurança da população, o comando do 6º GBM de Penedo transferiu o comércio de fogos de artifício para a margem do Rio São Francisco, próximo ao Campo do Sinimbu.