Paralisação teve início no dia 16 de julho e afetou cerca de 200 mil estudantes
Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (8), no Espaço Cultural Professora Jarede Viana, no Mutange, os servidores da educação de Alagoas aceitaram a proposta do Governo e com isso encerrar a greve.
A categoria realizou várias mobilizações, tanto na capital quanto no interior. A partir desta quarta-feira (9) as escolas de todo estado devem voltar a funcionar normalmente, acabando com a paralisação que teve início no dia 16 de julho, afetando cerca de 200 mil estudantes em toda Alagoas.
Segundo Fabio Henrique, assessor de comunicação do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação (Sinteal), a proposta foi aceita sob protesto, mas a luta pelos direitos dos trabalhadores vai continuar.
“Os servidores aceitaram a proposta, mas mesmo com o fim da greve a luta vai continuar. No dia 23 de setembro uma nova assembleia será realizada. Esperamos que até lá negociações avancem e as reivindicações das categorias sejam atendidas, pois não é só a questão do reajuste salarial, eles reivindicam também outras ações como revisão no plano de cargos e carreiras, convocação da reserva técnica e realização de novo concurso público, por exemplo” declarou.
O reajuste aprovado no dia 2 será parcelado em três vezes (2% retroativo a maio + 2% em setembro + 3% em novembro. De acordo com uma nota publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) o sindicado sofreria punições sem o fim da greve, entre elas multa diária de 20 mil, além de desconto dos dias parados nos salários dos servidores.
