Confirmando as expectativas dos desportistas europeus, criadas desde o sorteio dessa fase da Liga dos Campeões, Arsenal e Barcelona fizeram o verdadeiro jogão no Emirates Stadium, partida essa que terminou empatada em 2 x 2. Ibrahimovic fez os gols dos espanhóis enquanto Walcott e Fábregas (penalte), marcaram para os ingleses.
O Barcelona começou bem melhor a partida exercendo incrível pressão sobre o Arsenal. O time catalão, que contou com os brasileiros Daniel Alves e Maxwell como titulares, teve no mínimo quatro grandes chances de gol nos primeiros 15 minutos. Sergio Busquets, Ibrahimovic, Messi e Xavi obrigaram o goleiro Almunia a fazer grandes defesas.
Com o passar dos minutos, o Arsenal conseguiu melhorar ligeiramente seu rendimento, mas não deixou de ser dominado pelo Barcelona nessa primeira etapa. Para piorar o quadro, o time inglês ainda perdeu dois jogadores machucados antes do intervalo: Arshavin e Gallas, que deram lugar a Eboué e o brasileiro Denílson.
No segundo tempo, o Barça mostrando a sua superioridade técnica, conseguiu abrir o placar logo com um minuto e depois ampliou aos quatorze minutos, ambos os gols do sueco Ibrahimovic, tudo isso para tristeza dos torcedores ingleses.
Apesar do resultado completamente desfavorável, o Arsenal não desistiu. O técnico Arsène Wenger sacou o lateral Sagna para lançar o meia-atacante Walcott. Essa substituição mudou completamente o panorama da partida.
Três minutos depois de entrar em campo, aos 24 minutos, Walcott fez o primeiro do Arsenal. Após linda troca de passes, Walcott recebeu em profundidade de Bendtner e dentro da área, bateu rasteiro para diminuir a desvantagem para 2 a 1.
Com o gol, o Emirates Stadium acordou e passou a impulsionar o time inglês. A partir daí, o Arsenal cresceu e passou a criar chances para empatar. Guardiola resolveu lançar Henry, ídolo do Arsenal, na vaga de Ibrahimovic. O francês foi muito aplaudido ao entrar em campo, mas foi vaiado assim que pegou na bola.
A pressão do Arsenal surtiu efeitos aos 40 minutos. Puyol travou chute de Fábregas na área e a arbitragem corretamente, marcou pênalte. Para piorar, o capitão do Barcelona foi corretamente expulso no lance. Na cobrança, Fábregas encheu o pé e empatou o jogo, para delírio dos torcedores presentes no Emirates Stadium.
Fábregas, que não jogará a partida da volta por conta do cartão amarelo que recebeu, sentiu dores na cobrança do pênalte. Como o Arsenal já tinha realizado as três substituições, o craque ficou em campo até o fim, mas nítidamente, no sacrifício.
Apesar de seguir em cima até o apito final, o Arsenal não conseguiu a virada, mas saiu de campo aplaudido pelos torcedores e mostrou que continua vivo no confronto.